Pernambuco, 24 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

STF derruba PORTE DE ARMA para auditores e procuradores do DISTRITO FEDERAL

11 de novembro de 2023 às 15:41

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou dispositivo de lei do Distrito Federal que assegurava o porte de arma de fogo a auditores tributários, membros da carreira de assistência judiciária e procuradores do DF. A decisão se deu na sessão virtual finalizada em 7/11, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4987.

Competência da União

A ação foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o artigo 50 da Lei distrital 3.881/2006.

Em seu voto pela procedência do pedido, o relator, ministro Nunes Marques, destacou que é de exclusividade da União autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de armamentos e legislar sobre material bélico, incluindo as armas de fogo (artigos 21 e 22 da Constituição Federal).

Com base nessa competência, a União editou o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), que criou o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e estabeleceu as normas gerais sobre registro, comercialização e posse de armas de fogo e munição.

Legislação federal

O ministro frisou, ainda, que o Estatuto do Desarmamento proíbe o porte de arma de fogo no território nacional, ressalvados os casos previstos na norma e em legislação federal própria.

No mesmo sentido, a jurisprudência do Supremo reconhece a preponderância do interesse nacional e a necessidade de uniformizar o tratamento do tema.

"A flexibilização da proibição do porte de arma compete apenas ao legislador federal", concluiu.

Indicações ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no dia 27 de outubro, que as indicações do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do novo procurador-geral da República dependem das circunstâncias políticas.

Durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, Lula explicou que vai indicar pessoas sérias e responsáveis, mas nomes que sejam aprovados pelo Senado.

Segundo ele, o novo procurador precisa ser alguém que “tenha noção do papel” que exerce, que não faça política, nem “pirotecnia”, que não persiga ninguém.

Supremo Tribunal Federal (STF)

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:53, 24 Abr

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens de Bolsonaro.
Apelo

Mauro Cid pede ao STF absolvição sumária na ação do golpe

O ex-ajudante de ordens da Presidência no governo Jair Bolsonaro (2019-2022) fechou acordo de delação premiada e colaborou com a Polícia Federal na investigação.

Daniel Silveira junto da mãe e Alexandre de Moraes ao lado.
Novamente

Daniel Silveira tem pedido de saída para o Dia das Mães negado por Alexandre de Moraes

A defesa do ex-deputado apresentou o pedido em 9 de abril, alegando bom comportamento e o cumprimento parcial da pena.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Posição

Moraes se manifesta contra anistia a condenados pelos atos de 8/1

O ministro do STF questionou os motivos pelos quais tantas pessoas defendem a medida e afirmou que não se pode esquecer da gravidade dos atos.

mais notícias

+

Newsletter