Pernambuco, 08 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

STF defide data para debater sobre VÍNCULO DE EMPREGO entre MOTORISTAS DE APP'S e EMPRESAS DIGITAIS

Cerca de 10 mil ações tramitam em todo o país e aguardam a decisão definitiva do Supremo.

25 de outubro de 2024 às 11:18   - Atualizado às 11:18

Motorista da Uber.

Motorista da Uber. Foto:Tero Vesalainen/Shutterstock

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin marcou para 9 de dezembro uma audiência pública para debater a questão sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Na audiência, o ministro vai colher informações para balizar seu voto sobre a chamada uberização das relações de trabalho. Devido ao recesso de fim de ano no STF, o caso deve ser julgado pela Corte somente em 2025.

"Não há segurança jurídica se o cidadão não consegue saber e compreender qual é o conteúdo da norma e qual norma será aplicada em cada caso concreto, criando, dessa forma, um cenário de insegurança e incerteza", escreveu o ministro na decisão. 

O principal processo que trata do assunto foi protocolado pelo Uber. A empresa considera inconstitucionais as decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconheceram a relação de emprego da plataforma com um motorista do aplicativo.

Leia Também

A decisão tomada terá a chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa.

Apesar de várias decisões da Justiça Trabalhista reconhecerem o vínculo empregatício, o próprio Supremo possui decisões contrárias.

Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vínculo dos motoristas com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.

Cerca de 10 mil ações tramitam em todo o país e aguardam a decisão definitiva do Supremo.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:22, 08 Dez

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gilmar Mendes e Thiago Bally
Processo

GILMAR MENDES mantém PRISÃO preventiva de VEREADOR ELEITO acusado de homicídio

Ao analisar o pedido de Habeas Corpus, o ministro do STF ressaltou que as medidas alternativas à prisão não seriam suficientes para garantir os objetivos legais.

Ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli
Comentário

TOFFOLI ironiza MULTAS aplicadas por MORAES contra o X: 'foram muito leves'

O ministro do STF citou um caso americano ocorrido em setembro de 2019, quando as big techs Google e YouTube foram condenadas a pagar 170 milhões de dólares por coletaram informações pessoais de crianças sem o consentimento dos pais.

Ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro, Alexandre de Moraes
Recusado

Maioria do STF NEGA recurso de BOLSONARO para tirar MORAES do inquérito que investiga PLANO DE GOLPE

No mês passado, o ex-presidente e mais 36 aliados foram indiciados pela Polícia Federal (PF) por um suposto plano para matar o ministro, Lula e Geraldo Alckmin em 2022.

mais notícias

+

Newsletter