Pernambuco, 01 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Flávio Dino proíbe Mario Frias de deixar o país e manter contato com investigados da Operação Make Up

Durante a apuração, foram identificadas movimentações financeiras que envolvem centenas de milhões de reais, além de tentativas de ocultação dos supostos desvios.

10 de setembro de 2026 às 12:28   - Atualizado às 12:30

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o deputado federal Mario Frias (PL-SP).

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o deputado federal Mario Frias (PL-SP). Fotos: Victor Piemonte/STF/Arquivo e vReprodução e Câmara dos Deputados

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira, 10 de setembro, a aplicação de medidas cautelares contra o deputado federal Mario Frias (PL-SP). O parlamentar está proibido de deixar o país e de manter contato com os demais investigados no inquérito que apura suspeitas de desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares.

As determinações fazem parte da Operação Make Up, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, além do Distrito Federal.

As restrições impostas pelo ministro também atingem todos os 29 alvos da operação realizada nesta quinta-feira. Entre as medidas cautelares está a proibição de manter contato entre os investigados e de sair do Brasil.

Além de Mario Frias, a produtora Karina Gama aparece entre os principais alvos da investigação. Duas entidades de propriedade dela — o Instituto Conhecer Brasil (ICB) e a Academia Nacional de Cultura (ANC) — também foram alvo de buscas durante a ação.

PF apura suspeita de desvios de recursos públicos

De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam para a atuação de uma suposta organização criminosa formada por agentes públicos e privados. O grupo teria direcionado recursos públicos repassados a uma organização da sociedade civil para empresas subcontratadas de forma irregular.

Veja Também

Ainda segundo os investigadores, não haveria comprovação de que os serviços contratados com os recursos públicos foram efetivamente prestados.

Durante a apuração, foram identificadas movimentações financeiras que envolvem centenas de milhões de reais, além de tentativas de ocultação dos supostos desvios. Conforme as investigações, essas movimentações teriam continuado até julho deste ano.

Os envolvidos são investigados por suspeitas de peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes licitatórios.

A operação busca aprofundar as investigações sobre o caminho percorrido pelos recursos públicos e a possível utilização de entidades e empresas na movimentação dos valores sob suspeita.

Auditoria identificou indícios em emendas indicadas por Mario Frias

Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União, por determinação de Flávio Dino, identificou indícios de irregularidades no direcionamento de R$ 2 milhões em emendas parlamentares indicadas por Mario Frias.

Os recursos teriam sido destinados a entidades ligadas à produtora Karina Gama, que também é alvo da Operação Make Up.

A investigação ocorre no contexto da fiscalização sobre a aplicação de recursos provenientes de emendas parlamentares. O caso está sob análise das autoridades responsáveis, enquanto a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União seguem com os trabalhos para esclarecer as suspeitas envolvendo o repasse e a utilização dos valores.

Mario Frias também figura como roteirista e produtor-executivo do longa-metragem "Dark Horse", filme ainda não lançado que aborda a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro. A produção tem o ator norte-americano Jim Caviezel no papel principal.

Com as medidas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal, Mario Frias e os demais investigados deverão cumprir as restrições estabelecidas no âmbito da investigação. As apurações continuam para identificar o possível envolvimento dos alvos e esclarecer as suspeitas relacionadas ao direcionamento e à utilização dos recursos públicos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:29, 01 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Apuração

Dino manda PF investigar suposta onda de ataques a imagens católicas no país

Segundo o ministro do STF, há relatos de 11 casos do tipo nos últimos meses.

Pastora Sandra Maria Menezes Chaves deixa prisão após dois anos pelos atos no 8 de janeiro
Pena

Pastora condenada pelo 8 de janeiro deixa prisão após dois anos encarcerada

Segundo a defesa, a mulher deixou a unidade prisional para cumprir a pena em prisão domiciliar, com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Ministro Luiz Fux, do STF.
Definição

Fux derruba decisão de Dino e retoma ordem contra fake news sobre Nossa Senhora Aparecida

A medida restabelece as determinações do TSE contra conteúdos que atribuíam a Flávio Bolsonaro a intenção de retirar da santa o título de Padroeira do Brasil.

mais notícias

+

Newsletter