Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF inicia julgamento do Tema 1218 que pode redefinir o Piso dos Professores nesta sexta (12)

Plenário Virtual do STF analisa os reflexos do piso salarial nacional nos planos de carreira dos professores da educação básica.

Portal de Prefeitura

11 de dezembro de 2025 às 17:05   - Atualizado às 17:23

Ilustração de um professor na frente do STF

Ilustração de um professor na frente do STF Foto: Reprodução/IA

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, entre os dias 12 e 19 de dezembro, o julgamento do Tema 1218, que poderá redefinir como o Piso Nacional do Magistério (Lei nº 11.738/2008) deve impactar os planos de carreira de professores da educação básica em todo o país.

O processo tem repercussão geral, ou seja, a decisão terá efeito vinculante para todas as unidades da federação. O julgamento será virtual, sob relatoria do ministro Cristiano Zanin, e apenas os votos escritos serão publicados.

O tema surgiu a partir do Recurso Extraordinário (RE) nº 1326541, oriundo de ação no Estado de São Paulo. O caso discute se o piso nacional deve ser considerado como referência mínima para o vencimento inicial das carreiras do magistério, com reflexos em todos os níveis, faixas e classes da carreira.

Histórico e relevância da decisão

O julgamento do STF sobre o Tema 1218 discute a aplicação do piso salarial nacional do magistério, previsto na Lei nº 11.738/2008. O texto da lei estabelece que:

“O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.”

Veja Também

A análise do Supremo ocorre após relatos de descumprimento do piso em diferentes estados, como no Rio de Janeiro, onde decisões judiciais anteriores foram suspensas, resultando em pagamentos abaixo do previsto pela lei desde 2015.

O resultado do julgamento poderá impactar os planos de carreira e os vencimentos iniciais dos profissionais da educação em todo o país, podendo definir a forma como o piso nacional será aplicado nas redes estaduais e municipais.

Como a categoria pode participar

Embora o julgamento seja virtual, os professores e cidadãos podem enviar mensagens aos ministros do STF, reforçando a importância da decisão. Uma forma de participação é utilizar o modelo de texto disponível e encaminhar e-mails para os gabinetes dos ministros, destacando os impactos sociais e pedagógicos da aplicação do piso nacional.

Exemplo de ação:

  • Explicar que a aplicação do piso nacional é essencial para garantir dignidade e valorização aos profissionais da educação.
  • Mencionar que o descumprimento da lei prejudica a qualidade do ensino e aumenta a desigualdade entre redes estaduais e municipais.
  • Ressaltar que a decisão terá efeito em todo o país, beneficiando milhares de professores e estudantes.

Importância para o país

A decisão sobre o Tema 1218 é considerada histórica para a educação brasileira, pois estabelece se os salários iniciais do magistério devem seguir a lei federal como referência mínima, impactando planos de carreira e promovendo justiça salarial.

Além disso, a medida contribui para fortalecer a carreira docente, reduzir desigualdades regionais e valorizar profissionais que atuam diariamente na formação de crianças e adolescentes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter