Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Senado inicia votação para eleger o novo presidente da casa

Para ser eleito, o candidato precisa reunir no mínimo 41 votos, de 81 senadores.

01 de fevereiro de 2025 às 15:23   - Atualizado às 15:51

Votação para novo presidente do Senado

Votação para novo presidente do Senado Foto: Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), iniciou neste sábado, 1º, o processo de votação que irá definir seu sucessor. São candidatos os senadores Davi Alcolumbre (União-AP), Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP).

Os senadores irão escolher o próximo presidente da Casa Alta de forma secreta. A votação é feita em cédulas de papel, que são rubricadas pela presidência do Senado. Os parlamentares escolhem seu candidato e depositam a cédula na urna. Em seguida, assinam uma lista de votação.

Para ser eleito, o candidato precisa reunir no mínimo 41 votos, de 81 senadores. Alcolumbre é o franco favorito a ser eleito para a presidência do Senado nos próximos dois anos. A se confirmar o resultado, será a segunda vez que o senador ocupará o cargo - ele foi presidente da Casa de 2019 a 2021, no início do governo de Jair Bolsonaro.

Mais sobre a eleição

senador Eduardo Girão (Novo-CE) apresentou uma questão de ordem para que a votação para a presidência do Senado seja aberta, e não secreta, como tradicionalmente é feita. O objetivo do senador é tentar constranger parlamentares que devem votar em Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o favorito no pleito Além de Girão e Alcolumbre, também pleiteiam a presidência do Senado os senadores Marcos do Val (Podemos-ES), Marcos Pontes (PL-SP) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).

Girão argumentou que a Constituição não prevê expressamente o voto secreto - e que, em casos assim, o princípio da transparência deveria prevalecer. As votações para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, no entanto, são realizadas de forma secreta tradicionalmente.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que responderia sobre a questão de ordem ainda neste sábado, 1º, antes do início da votação. A tendência é que seja rejeitada.

Sabendo desse cenário, Girão pediu que os parlamentares exponham publicamente seus votos, como aconteceu em 2019, por exemplo, quando Alcolumbre se beneficiou dessa manobra quando disputou o cargo contra Renan Calheiros (MDB-AL).

Estadão Conteúdo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:57, 27 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mano Medeiros e Priscila Krause na inauguração da usina de biometano.
Histórico

Prefeito Mano Medeiros inaugura maior usina de biometano do Nordeste em Jaboatão

A unidade integra uma estratégia mais ampla de gestão de resíduos no município, que mantém serviços permanentes de limpeza urbana, coleta domiciliar e programas de educação ambiental.

Lulinha.
Solicitação

CPMI do INSS: relator sugere pedido de prisão preventiva de Lulinha

Na justificativa, Alfredo Gaspar menciona a viagem do filho do presidente para a Espanha como um dos elementos que embasam o pedido.

Relator da CPMI do INSS pede indiciamento de Lulinha e Vorcaro.
Relatório

CPMI do INSS: relator pede indiciamento de Lulinha, Vorcaro e mais 214 pessoas

O deputado indicou que o filho do presidente teria cometido os crimes de tráfico de influência, lavagem ou ocultação de bens e participação em corrupção passiva.

mais notícias

+

Newsletter