Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pacheco diz que não pretende disputar novas eleições: 'Nunca pensei em me eternizar na política'

Lula quer que o senador seja candidato ao governo de Minas Gerais, em 2026, mas o parlamentar rejeita a ideia.

Ricardo Lélis

19 de novembro de 2025 às 21:32   - Atualizado às 21:32

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco Foto: Agência Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou nesta quarta-feira, 19, que quer encerrar sua carreira política ao fim do seu mandato no Senado, no início de 2027.

No ano passado, Pacheco já havia manifestado essa intenção, que reforçou em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana.

"Eu nunca pensei em me eternizar na política. Há, inclusive, muitos pronunciamentos meus, desde quando entrei e deixei a advocacia, nos quais eu dizia que tinha uma data de entrada e também uma data de saída da política", afirmou Pacheco a jornalistas.

Como mostrou o Estadão, na noite de segunda-feira, 17, Lula disse a Pacheco que escolheu o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Segundo Pacheco, a conversa foi "amistosa, franca e muito esclarecedora"

"O presidente disse que tinha tomado uma decisão, que seria anunciada em breve, e manifestou o desejo de ver a minha candidatura ao governo do Estado", afirmou o senador.

Veja Também

Lula quer que Pacheco seja candidato ao governo de Minas Gerais, em 2026, mas ele rejeita a ideia.

"Há uma reflexão já de bastante tempo sobre o encerramento da vida pública", afirmou. "Principalmente após a saída da presidência do Senado, eu vinha amadurecendo a ideia de concluir a minha trajetória ao final do mandato."

Pacheco, contudo, disse que este não é um posicionamento final.

"Uma decisão definitiva, até por respeito e deferência, precisa ser construída com alguns companheiros que sempre estiveram ao meu lado, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. É necessário conversar para ter esse alinhamento, para que tudo fique claro e sem arestas."

O senador também disse que na conversa com Lula não tratou de um eventual "plano B" para o governo de Minas Gerais.

"Não dialogamos sobre isso", afirmou.

"Gosto do presidente Lula, sei que ele gosta muito de mim", acrescentou.

Pacheco disse que permanecerá no Congresso "ajudando nas pautas do Brasil" pelos próximos 14 meses que lhe restam de mandato.

Até o momento, Lula ainda não enviou ao Senado a indicação para a vaga de Barroso no STF. Após a escolha do presidente, o nome será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e apreciado pelo plenário da Casa.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:24, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Aplicativo de apostas
Proposta

Comissão do Senado aprova projeto que proíbe publicidade e patrocínio de 'bets' no Brasil

A proposição busca frear a rápida expansão desse mercado, que tem gerado preocupação pelo impacto nas finanças e na saúde mental dos brasileiros.

Programa Gás do Povo.
Avanço

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo e texto vai à sanção de Lula

De acordo com o regulamento, a quantidade de recargas gratuitas de 13 kg será de quatro por ano para famílias de duas a três pessoas; para as famílias com quatro ou mais pessoas, será de seis ao ano.

O ministro Alexandre de Moraes e Viviane Barci de Moraes
Bastidores da Política

Senado recebe primeiro pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes por caso Banco Master

Solicitação foi protocolada por cidadão comum e aponta possível conflito de interesses envolvendo contrato milionário do Banco Master com escritório da esposa do ministro do STF.

mais notícias

+

Newsletter