O decreto impõe limitações à atividade policial sem previsão legal e condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Presidente Lula e viaturas Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O deputado federal Mendonça Filho (UB/PE) propôs um projeto de decreto legislativo (PDL) com o objetivo de anular um decreto assinado pelo presidente Lula que busca disciplinar o uso das forças de segurança pública, alegando que o governo federal estaria atropelando a autonomia dos estados.
O decreto impõe limitações à atividade policial sem previsão legal e condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) aos estados, Distrito Federal e municípios.
Segundo Mendonça, ao invés de fortalecer as polícias estaduais para combater o crime organizado, o governo federal está invadindo a competência dos estados e impondo restrições à atuação policial. "O governo está interferindo no trabalho das polícias e no uso dos recursos destinados à segurança", afirmou o deputado.
O decreto, publicado em dezembro de 2024, estabelece normas para disciplinar o uso da força e o emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo pelas forças de segurança pública. Mendonça criticou a medida, ressaltando que a violência no Brasil está aumentando e que as polícias precisam de mais recursos, treinamento e apoio psicológico. "Para combater o crime, os policiais devem ter melhores condições de trabalho, como equipamentos adequados e suporte emocional", alertou.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) apresentado por Mendonça visa suspender o decreto presidencial e restabelecer os princípios da separação dos poderes e da autonomia dos estados em matéria de segurança pública, conforme previsto pela Constituição Federal. O deputado defendeu que a União não pode ultrapassar suas competências, invadindo a autonomia dos estados e decidindo como as polícias devem atuar.
Além disso, a medida de condicionar o repasse de recursos federais à conformidade com as regras do governo federal é vista como uma ameaça à autonomia dos governadores.
O PDL de Mendonça agora segue para análise das comissões temáticas da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado pelo plenário da Casa, o projeto seguirá para o Senado, onde passará por nova tramitação. Se também for aprovado pelos senadores, o projeto será promulgado pelo Congresso e o decreto do governo será anulado.
2
3
4
23:40, 15 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
mais notícias
+