Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sete deputados federais de Pernambuco não disputarão a reeleição em 2026; veja quais serão os próximos passos

Parlamentares vão concorrer ao Senado, à Assembleia Legislativa ou deixarão a vida política nas eleições deste ano

Portal de Prefeitura

05 de agosto de 2026 às 13:06   - Atualizado às 13:08

André Ferreira, Túlio Gadêlha, Eduardo da Fonte, Maria Arraes, Mendonça Filho e Luciano Bivar.

André Ferreira, Túlio Gadêlha, Eduardo da Fonte, Maria Arraes, Mendonça Filho e Luciano Bivar. Foto: Divulgação

As eleições de 2026 devem provocar mudanças significativas na bancada pernambucana na Câmara dos Deputados. Dos 25 parlamentares que representam o estado em Brasília, pelo menos sete não disputarão a reeleição e seguirão caminhos diferentes na disputa eleitoral deste ano.

Entre as mudanças, há deputados que decidiram concorrer ao Senado Federal, outros que buscarão uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e até quem optou por deixar a corrida eleitoral para se dedicar à saúde.

Confira o destino político de cada um deles:

André Ferreira disputará vaga na Alepe

Deputado federal desde 2019, André Ferreira (PL) decidiu não disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados em 2026. O parlamentar será candidato a deputado estadual.

Enquanto isso, seu irmão, Anderson Ferreira (PL), ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e candidato ao Governo de Pernambuco em 2022, tentará retornar à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. Anderson administrou o segundo maior município do estado por dois mandatos consecutivos e renunciou ao cargo em 2022 para disputar o Palácio do Campo das Princesas.

Túlio Gadêlha será candidato ao Senado

Após dois mandatos consecutivos como deputado federal, Túlio Gadêlha (PSD) disputará uma das duas vagas ao Senado Federal por Pernambuco nas eleições de 2026.

Eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2018 e reeleito em 2022, o parlamentar ganhou projeção nacional por sua atuação em pautas relacionadas à defesa do consumidor, à transparência pública e à fiscalização de ações do governo federal e da administração pública.

Neste ano, Túlio deixou a Rede Sustentabilidade e se filiou ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra, integrando a chapa governista na disputa pelo Senado.

Eduardo da Fonte deixa a Câmara para disputar o Senado

Com quase duas décadas de atuação na Câmara dos Deputados, Eduardo da Fonte (PP) não buscará a reeleição em 2026. Presidente estadual do Progressistas, ele disputará uma vaga no Senado Federal.

O parlamentar é um dos nomes apoiados pela governadora Raquel Lyra (PSD) na corrida pelo Senado e foi escolhido para representar o grupo governista na disputa por uma das duas vagas que estarão em jogo nas eleições deste ano.

Eduardo da Fonte iniciou sua trajetória como deputado federal em 2007 e, desde então, acumula seis mandatos consecutivos em Brasília. Ao longo da carreira, ocupou cargos de destaque no Congresso Nacional, presidindo comissões e atuando em pautas relacionadas à saúde, infraestrutura e ao desenvolvimento econômico.

Além da atuação parlamentar, Eduardo consolidou sua influência política em Pernambuco ao comandar o Progressistas no estado, ampliando a presença da legenda em diversas regiões pernambucanas. Nas eleições municipais de 2024, o partido elegeu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em diferentes cidades.

A candidatura ao Senado representa a primeira tentativa de Eduardo da Fonte de ocupar um cargo majoritário. Caso seja eleito, ele deixará a Câmara dos Deputados após quase 20 anos de atuação no Legislativo federal e passará a integrar a bancada pernambucana no Senado, composta por três representantes.

Apesar da mudança partidária, o deputado mantém proximidade política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante o atual mandato, Túlio apoiou pautas defendidas pelo governo federal no Congresso Nacional e integrou a base de apoio do Palácio do Planalto em diversas votações.

A candidatura ao Senado representa a primeira tentativa do parlamentar de ocupar um cargo majoritário. Caso seja eleito, Túlio deixará a Câmara dos Deputados após oito anos de atuação no Legislativo federal.

Maria Arraes concorrerá à Assembleia Legislativa

Eleita deputada federal em 2022, Maria Arraes (PDT) deixará a Câmara dos Deputados para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nas eleições de 2026.

Neta do ex-governador Miguel Arraes, a parlamentar exerce seu primeiro mandato em Brasília e decidiu retornar à política estadual após quatro anos na Câmara Federal.

Durante o mandato, Maria Arraes atuou em pautas ligadas à defesa dos direitos das mulheres, ao fortalecimento das políticas sociais e ao desenvolvimento regional. Em 2022, ela foi eleita com mais de 104 mil votos, tornando-se uma das representantes pernambucanas na Câmara dos Deputados.

A candidatura à Alepe marca uma mudança na trajetória política da parlamentar, que buscará ampliar a atuação no cenário estadual. Maria integra o grupo político liderado pela ex-deputada Marília Arraes, sua prima, que também disputará as eleições de 2026, concorrendo ao Senado Federal pelo PDT.

Eriberto Medeiros anuncia pausa na carreira política e ficará fora das eleições de 2026

O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) anunciou que não disputará a reeleição para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Em comunicado divulgado recentemente, o parlamentar informou que decidiu se afastar temporariamente da vida política para se dedicar aos cuidados com a saúde.

Eleito deputado federal em 2022, Eriberto chegou ao Congresso Nacional após uma longa trajetória na política pernambucana. Antes de assumir uma cadeira em Brasília, exerceu mandatos como deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) entre 2019 e 2021.

No comunicado, o parlamentar destacou que a decisão foi tomada após conversas com familiares e aliados políticos, priorizando a recuperação da saúde e o bem-estar pessoal. Com isso, ele ficará fora das urnas neste pleito, encerrando, ao menos temporariamente, uma trajetória de mais de 30 anos na vida pública pernambucana.

Luciano Bivar será suplente de Humberto Costa (PT)

Ex-presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar (MDB) não buscará um novo mandato como deputado federal nas eleições de 2026. O parlamentar integrará a chapa do senador Humberto Costa (PT) como candidato à suplência do Senado.

Empresário e uma das figuras mais influentes da política pernambucana nas últimas décadas, Bivar acumula passagens pela Câmara dos Deputados e ganhou projeção nacional ao comandar o PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro se elegeu presidente da República em 2018.

Naquele ano, Bivar foi um dos principais articuladores da filiação de Bolsonaro ao PSL e participou diretamente da construção da candidatura presidencial. No entanto, a relação entre os dois se deteriorou no ano seguinte, culminando na saída do então presidente da legenda. O rompimento ocorreu em meio a disputas internas pelo comando partidário e divergências sobre a gestão do fundo partidário.

Após a saída de Bolsonaro do PSL, Luciano Bivar permaneceu à frente da sigla até a fusão com o Democratas (DEM), que deu origem ao União Brasil, em 2022. Mais tarde, o deputado deixou a presidência da legenda e, em 2026, filiou-se ao MDB para compor a chapa encabeçada por Humberto Costa.

A candidatura à suplência marca uma mudança na trajetória política de Bivar, que, após vários mandatos consecutivos como deputado federal, passará a disputar uma vaga indireta no Senado Federal.

Mendonça Filho disputará o Senado

O deputado federal e ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho (PL), disputará uma das vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. O parlamentar deixará a corrida pela reeleição à Câmara dos Deputados para concorrer ao cargo majoritário, consolidando-se como um dos principais nomes da oposição no estado.

Ex-ministro da Educação e ex-governador de Pernambuco, Mendonça aposta no eleitorado conservador e de direita para fortalecer sua candidatura. A decisão foi oficializada durante a convenção estadual do partido, realizada no Recife.

Com uma trajetória política marcada pela passagem pelo Governo de Pernambuco, pela Câmara Federal e pelo Ministério da Educação, Mendonça Filho entra na disputa ao Senado como um dos protagonistas da eleição pernambucana de 2026.

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:02, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alunos da rede municipal de ensino de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Pernambuco

Ônibus escolar ameaça tombar na zona rural de Glória do Goitá e estudantes saem pela janela de emergência

Segundo as informações, o veículo ficou preso na via, o que gerou preocupação entre os estudantes. Durante a ocorrência, um motociclista que passava pelo local auxiliou os alunos.

Seleção FACAPE.
Oportunidades

Facape abre seleção com vagas para pedagogo, assistente educacional e psicólogo; saiba como se inscrever

Processo seletivo simplificado oferece remuneração de R$ 2.500 e seleção será feita por análise de títulos e experiência profissional.

Festival Pernambuco Meu País chega a Arcoverde na quarta (5).
Formação

Festival PE Meu País abre programação em Arcoverde nesta quarta (5) com o Forma PE; inscrições abertas

A expectativa é de que o evento movimente R$ 20 milhões e atraia mais de 170 mil pessoas para a cidade. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter