Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação IARA: Forças de segurança de PE mantêm base em ilha no Recife contra tráfico de drogas

A iniciativa mantém equipes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) atuando no local.

05 de agosto de 2026 às 13:25   - Atualizado às 14:05

Operação IARA da PMPE.

Operação IARA da PMPE. (Foto: Divulgação/ PMPE)

A Ilha do Bananal na comunidade do Detran, na Zona Oeste do Recife, continua recebendo ações permanentes de segurança por meio da Operação IARA. Deflagrada em 22 de maio, a iniciativa mantém equipes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) atuando de maneira conjunta na região.

Para garantir a continuidade do trabalho, as forças de segurança instalaram uma base operacional em ponto estratégico, com alcance para as duas localidades. O espaço funciona como suporte para o deslocamento das equipes, organização das atividades e resposta a ocorrências registradas no entorno da ilha.

Operação IARA da PMPE.

No dia a dia, a operação envolve rondas ostensivas, observação da área e incursões em trechos considerados de difícil acesso. A proposta é aumentar a presença do Estado, prevenir delitos e oferecer mais agilidade no atendimento às demandas dos moradores.

A integração entre os órgãos também permite que informações sejam compartilhadas com maior rapidez, favorecendo a adoção de medidas coordenadas. Além dos efetivos estaduais, a operação conta com apoio da Polícia Federal.

Veja Também

Por que a Operação IARA foi criada?

A mobilização foi desencadeada após levantamentos de inteligência indicarem que a Ilha do Bananal poderia estar sendo utilizada por grupos criminosos para esconder e movimentar armas, drogas e outros materiais ilícitos.

As particularidades geográficas do local contribuíam para o interesse das organizações. Cercada por vegetação de Mata Atlântica e com acesso predominantemente feito por embarcações, a ilha apresenta obstáculos para a fiscalização convencional e facilita a ocultação de objetos em áreas de mata.

Durante as apurações e buscas realizadas pelas equipes, recipientes enterrados com materiais embalados foram encontrados em diferentes pontos do território e encaminhados para investigação.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informa que a Operação IARA tem como objetivo enfraquecer estruturas criminosas, identificar os responsáveis pelo uso ilegal da área e ampliar a segurança nas comunidades localizadas nas proximidades da Ilha do Bananal.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:41, 26 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O skunk é uma variedade de cannabis mais concentrada.
Apreensão

PRF encontra 10,3 kg de 'supermaconha' em porta-malas na BR-232 em Pernambuco; motorista é detido

O skunk é uma variedade de cannabis cultivada para apresentar concentração mais elevada de tetrahidrocanabinol, o THC, principal componente psicoativo da planta.

A ação teve início após o trabalho das equipes policiais, que localizaram o imóvel apontado como um local utilizado para o desmonte de motocicletas com registro de roubo ou furto.
Apreensão

Polícia Militar localiza ponto de desmanche de motos roubadas e detém quatro suspeitos em Santa Cruz do Capibaribe

A ação teve início após o trabalho das equipes policiais, que localizaram o imóvel apontado como um local utilizado para o desmonte de motocicletas com registro de roubo ou furto.

Jamily Vitória Duarte tinha 5 anos de idade.
Investigação

Médica é denunciada por homicídio culposo após menina morrer por picada de escorpião em SP

A profissional passou a responder também por falsidade ideológica relacionada a uma informação inserida no prontuário da menina, que seria falsa. Não houve condenação até o momento.

mais notícias

+

Newsletter