Pernambuco, 21 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação IARA prende 17 suspeitos e desmonta base do tráfico na comunidade do Detran no Recife

Ação das forças de segurança apreendeu fuzil, granadas, drogas e mais de 3,7 mil munições após quase um mês de atuação no Recife.

Portal de Prefeitura

20 de junho de 2026 às 12:51   - Atualizado às 12:54

Operação IARA da PMPE.

Operação IARA da PMPE. (Foto: Divulgação/ PMPE)

A Operação IARA, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), completou 28 dias de atuação na comunidade do Detran, localizada na Zona Oeste do Recife, com resultados expressivos no combate ao crime organizado. Desde o início da ação, em 22 de maio, as forças de segurança já prenderam 17 suspeitos e apreenderam armas de guerra, drogas e materiais utilizados por organizações criminosas.

A operação reúne efetivos da Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, em uma estratégia integrada que busca recuperar áreas historicamente dominadas por grupos criminosos e ampliar a presença permanente do Estado na região.

Base do tráfico foi desarticulada

Um dos principais alvos da operação foi a Ilha do Bananal, área localizada dentro da comunidade e apontada pelos órgãos de segurança como um importante ponto de apoio para o tráfico de drogas.

Segundo as investigações, o local era utilizado para armazenamento de armas, munições e entorpecentes que abasteciam comunidades do Recife e da Região Metropolitana. O difícil acesso e o isolamento geográfico, cercado pelo Rio Capibaribe, favoreciam a atuação dos criminosos e dificultavam ações policiais.

Com a ocupação da área pelas forças de segurança, a estrutura utilizada pelo tráfico foi desmontada, permitindo o avanço das operações de inteligência e repressão qualificada.

Veja Também

Armas, munições e drogas foram retiradas de circulação

O balanço divulgado pelas autoridades aponta a apreensão de 17 armas de fogo de diversos calibres. Entre os armamentos encontrados estão um fuzil, submetralhadoras, rifles, espingardas e revólveres.

As equipes também recolheram mais de 3.770 munições e oito granadas artesanais, reforçando o poder de fogo que estava à disposição dos grupos criminosos que atuavam na localidade.

No combate ao tráfico de drogas, os números também chamam atenção. Foram apreendidos cerca de 16,4 quilos de maconha, mais de 4,6 quilos de crack, aproximadamente 1,6 quilo de cocaína e 1.758 pedras de crack prontas para comercialização.

Além disso, os policiais encontraram coletes balísticos, roupas camufladas, balaclavas e livros-caixa utilizados para o controle financeiro das atividades ilícitas. Um carro e quatro motocicletas também foram recolhidos durante a operação.

Criminalidade apresenta queda na região

Os reflexos da Operação IARA já começaram a aparecer nos indicadores de segurança pública da região.

De acordo com os dados divulgados pela SDS, o bairro da Iputinga registrou redução de 36,4% nos roubos e furtos de veículos durante o período da intervenção. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) apresentaram queda de 65,2%.

Outro dado destacado pelas autoridades é a ausência de registros de homicídios na área desde o início da operação.

Presença policial será mantida

Mesmo após os resultados alcançados nas primeiras semanas, a operação segue em andamento. Uma base operacional permanece instalada na comunidade para garantir ações contínuas de policiamento, monitoramento e fiscalização.

A expectativa das forças de segurança é consolidar os avanços obtidos e impedir o retorno das atividades criminosas na região, fortalecendo a sensação de segurança para os moradores e ampliando o controle do Estado sobre uma área considerada estratégica no combate ao tráfico de drogas na capital pernambucana.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:08, 21 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE).
Operação

Operação cumpre 22 mandados contra grupo suspeito de tráfico de drogas e armas em Olinda (PE)

Ação integrada mobilizou forças estaduais e federais nesta sexta-feira (21) para desarticular uma organização criminosa atuante no município.

Violência foi registrada por câmera.
Investigação

Professora denuncia instrutor após ser agarrada e mordida em academia do Recife

Câmera registrou a abordagem durante um treino; vítima procurou novamente a polícia após encontrar o homem trabalhando no estabelecimento.

Luciano Victor Melo de Sousa tinha 38 anos.
Violência

Fundador da Igreja de Lúcifer é morto ao parar em oficina em Fortaleza

Bruxo Paulo Padilha foi atingido durante ataque atribuído a um motociclista; acompanhante também acabou baleado e foi hospitalizado.

mais notícias

+

Newsletter