Pernambuco, 31 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação IARA prende 17 suspeitos e desmonta base do tráfico na comunidade do Detran no Recife

Ação das forças de segurança apreendeu fuzil, granadas, drogas e mais de 3,7 mil munições após quase um mês de atuação no Recife.

Portal de Prefeitura

20 de junho de 2026 às 12:51   - Atualizado às 12:54

Operação IARA da PMPE.

Operação IARA da PMPE. (Foto: Divulgação/ PMPE)

A Operação IARA, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), completou 28 dias de atuação na comunidade do Detran, localizada na Zona Oeste do Recife, com resultados expressivos no combate ao crime organizado. Desde o início da ação, em 22 de maio, as forças de segurança já prenderam 17 suspeitos e apreenderam armas de guerra, drogas e materiais utilizados por organizações criminosas.

A operação reúne efetivos da Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, em uma estratégia integrada que busca recuperar áreas historicamente dominadas por grupos criminosos e ampliar a presença permanente do Estado na região.

Base do tráfico foi desarticulada

Um dos principais alvos da operação foi a Ilha do Bananal, área localizada dentro da comunidade e apontada pelos órgãos de segurança como um importante ponto de apoio para o tráfico de drogas.

Segundo as investigações, o local era utilizado para armazenamento de armas, munições e entorpecentes que abasteciam comunidades do Recife e da Região Metropolitana. O difícil acesso e o isolamento geográfico, cercado pelo Rio Capibaribe, favoreciam a atuação dos criminosos e dificultavam ações policiais.

Com a ocupação da área pelas forças de segurança, a estrutura utilizada pelo tráfico foi desmontada, permitindo o avanço das operações de inteligência e repressão qualificada.

Veja Também

Armas, munições e drogas foram retiradas de circulação

O balanço divulgado pelas autoridades aponta a apreensão de 17 armas de fogo de diversos calibres. Entre os armamentos encontrados estão um fuzil, submetralhadoras, rifles, espingardas e revólveres.

As equipes também recolheram mais de 3.770 munições e oito granadas artesanais, reforçando o poder de fogo que estava à disposição dos grupos criminosos que atuavam na localidade.

No combate ao tráfico de drogas, os números também chamam atenção. Foram apreendidos cerca de 16,4 quilos de maconha, mais de 4,6 quilos de crack, aproximadamente 1,6 quilo de cocaína e 1.758 pedras de crack prontas para comercialização.

Além disso, os policiais encontraram coletes balísticos, roupas camufladas, balaclavas e livros-caixa utilizados para o controle financeiro das atividades ilícitas. Um carro e quatro motocicletas também foram recolhidos durante a operação.

Criminalidade apresenta queda na região

Os reflexos da Operação IARA já começaram a aparecer nos indicadores de segurança pública da região.

De acordo com os dados divulgados pela SDS, o bairro da Iputinga registrou redução de 36,4% nos roubos e furtos de veículos durante o período da intervenção. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) apresentaram queda de 65,2%.

Outro dado destacado pelas autoridades é a ausência de registros de homicídios na área desde o início da operação.

Presença policial será mantida

Mesmo após os resultados alcançados nas primeiras semanas, a operação segue em andamento. Uma base operacional permanece instalada na comunidade para garantir ações contínuas de policiamento, monitoramento e fiscalização.

A expectativa das forças de segurança é consolidar os avanços obtidos e impedir o retorno das atividades criminosas na região, fortalecendo a sensação de segurança para os moradores e ampliando o controle do Estado sobre uma área considerada estratégica no combate ao tráfico de drogas na capital pernambucana.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:30, 31 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Operação da Polícia Civil no Cabo de Santo Agostinho.
Vídeo

Polícia Civil prende 12 em durante operação contra lideranças do tráfico no Cabo de Santo Agostinho

Durante as diligências, os agentes apreenderam três armas de fogo de calibre restrito e uma quantidade significativa de cocaína, reforçando os indícios da atuação da organização criminosa no tráfico de drogas.

Ministro André Mendonça e possível foto vazada
Informações

Suspeita de vazamento de conversa de WhatsApp abala sigilo da Operação Compliance Zero

A medida integra uma apuração que busca esclarecer a existência de um possível vazamento de informações sigilosas relacionadas à investigação conduzida pela Polícia Federal

Um homem morreu, dois ficaram feridos e policiais apreenderam armas, munições, uma balança de precisão e um veículo com registro de roubo.
Agreste

Pernambuco: PM prende suspeito e apreende arsenal após homicídio registrado em Cachoeirinha

Um homem morreu, dois ficaram feridos e policiais apreenderam armas, munições, uma balança de precisão e um veículo com registro de roubo.

mais notícias

+

Newsletter