Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura do Recife prorroga 1.198 contratos de professores e concurso segue sem convocações

A medida consta no Decreto nº 39.359, publicado em 22 de dezembro de 2025, e mantém os vínculos ativos até o fim de 2026.

Isabella Lopes

29 de dezembro de 2025 às 16:22   - Atualizado às 16:31

João Campos, prefeito do Recife.

João Campos, prefeito do Recife. Foto: Divulgação/TV Cultura

A Prefeitura do Recife prorrogou por mais 12 meses 1.198 contratos temporários de professores da rede municipal de ensino. A medida consta no Decreto nº 39.359, publicado em 22 de dezembro de 2025, e mantém os vínculos ativos até o fim de 2026, mesmo com concurso público em vigor e candidatos aprovados em cadastro reserva aguardando convocação.

O decreto autoriza a renovação de 1.007 contratos de Professores I e 191 de Professores II. Com a prorrogação, a gestão municipal preserva um número elevado de profissionais contratados de forma temporária em escolas, creches e demais unidades da rede de ensino do Recife.

O ato administrativo recebe assinatura do prefeito e justifica a decisão com base na chamada “necessidade temporária de excepcional interesse público”, conforme descrito no texto oficial.

Justificativas 

Apesar da classificação como necessidade temporária, o próprio decreto lista situações recorrentes na rede municipal. O documento cita licenças-maternidade, licenças médicas, afastamentos diversos, readaptações funcionais, rotatividade de docentes e carência de professores em salas de aula e creches.

Esses fatores aparecem como justificativa para a manutenção dos contratos, mas também levantam questionamentos sobre a existência de uma demanda contínua por profissionais efetivos na educação municipal.

Veja Também

Reação de candidatos 

A decisão tem gerado insatisfação entre candidatos aprovados no concurso público que integram o cadastro reserva. Muitos concluíram todas as etapas do certame e seguem à espera de nomeação. Para esse grupo, a prorrogação de quase 1.200 contratos temporários reforça a percepção de que vagas permanentes seguem ocupadas de forma provisória, mesmo com um concurso válido.

Outro ponto citado por candidatos diz respeito à diferença entre declarações feitas pelo prefeito em redes sociais e entrevistas informais, nas quais ele afirma ter nomeado professores, e a ausência de registros correspondentes no Diário Oficial do Município do Recife, que representa o meio legal para formalizar nomeações no serviço público.

Análise pelo Tribunal de Contas

Diante do cenário, a prorrogação dos contratos já chegou ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. O órgão deve analisar a medida sob os aspectos da legalidade, da excepcionalidade das contratações temporárias e do respeito ao princípio do concurso público previsto na Constituição Federal.

Da redação do Portal de Prefeitura com inforamções do site Jaula Cursos 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:04, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter