Deputados pernambucanos que não assinaram o PL da Anistia. Foto: Divulgação
A maioria da bancada federal de Pernambuco preferiu não assinou o pedido de urgência para acelerar a tramitação do Projeto de Lei da Anistia. Dos 25 parlamentares pernambucanos, 16 optaram por não apoiar a medida.
O projeto visa anistiar manifestantes que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando centenas de pessoas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
O episódio resultou em vandalismo, prisões e um processo judicial que segue em andamento. Agora, alguns deputados tentam viabilizar uma anistia para esses envolvidos, muitos deles já condenados pelo Supremo Tribunal Federal.
Entre os nomes que não assinaram a urgência estão cinco deputados do PSB: Pedro Campos, Lucas Ramos, Guilherme Uchoa, Felipe Carreras e Eriberto Medeiros.
Fernando Coelho Filho e Luciano Bivar, ambos do União Brasil, também rejeitaram a iniciativa, apesar de atuarem em uma sigla de centro-direita.
No Republicanos, Augusto Coutinho e Fernando Monteiro não assinaram o requerimento de urgência.
Parlamentares governistas também negaram apoio à tramitação acelerada. Carlos Veras (PT), Clodoaldo Magalhães (PV) e Renildo Calheiros (PCdoB) reforçaram a posição da base do presidente Lula, que se mantém firme contra qualquer medida que favoreça a anistia.
Além deles, Maria Arraes (Solidariedade), Iza Arruda (MDB), Túlio Gadêlha (Rede) e Waldemar Oliveira (Avante) completam a lista de pernambucanos que optaram por não apoiar o pedido de urgência.
3
16:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+