Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF informa a Moraes que não encontrou conversas entre Marielle e delegado preso, acusado de matá-la

A Procuradoria-Geral da República (PGR) Rivaldo Barbosa denunciou como um dos mentores do crime.

Isabella Lopes

13 de março de 2025 às 18:22   - Atualizado às 18:24

Rivaldo Barbosa e Marielle Franco.

Rivaldo Barbosa e Marielle Franco. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A Polícia Federal (PF) informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não ter encontrado no celular do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa nenhuma conversa com a vereadora Marielle Franco. Criminosos assassinaram Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018.

Decisão de Moraes 

Moraes havia determinado nesta semana o envio de qualquer conversa entre os dois, a pedido da defesa de Rivaldo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) o denunciou como um dos mentores do crime. Ainda mais, o advogado Marcelo Ferreira pretendia usar o material para demonstrar que os dois teriam uma relação cordial e profissional. Rivaldo está preso preventivamente desde março do ano passado.

Segundo denúncia da PGR, ele teria planejado e ordenado a morte da vereadora. Além disso, ele teria atuado para atrapalhar as investigações sobre o crime enquanto chefiava a Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro.

Além de diálogos com Marielle, a defesa do policial queria que fossem encaminhados pela PF qualquer conversa entre Rivaldo e os delegados Giniton Lages e Daniel Rosa. Eles atuaram no caso Marielle. Além disso, a defesa também queria qualquer conversa com Brenno Carnevale, que relatou interferências superiores sobre o trabalho da Delegacia de Homicídios da capital. A defesa pretende sustentar que o ex-chefe da Polícia Civil fez cobranças a respeito da apuração do assassinato.

No ofício encaminhado ao STF, o delegado da Polícia Federal Guilhermo Catambry disse também que a perícia não encontrou nenhum diálogo. Isso inclui todos os interlocutores citados no aparelho apreendido com Rivaldo. 

Veja Também

“Tampouco foram encontradas conversas com essas pessoas no celular da esposa de Rivaldo”, relatou o investigador.

Crime contra Marielle 

Em 14 de março de 2018, criminosos assassinaram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes na região central do Rio de Janeiro. Eles foram alvejados por tiros disparados de um veículo em movimento contra o carro em que estavam.

Segundo a denúncia da PGR, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) agiu junto com seu irmão Domingos Brazão. Domingos é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Por fim, eles,  junto com Rivaldo Barbosa, planejaram a morte de Marielle.

Contudo, a motivação seria a atuação da vereadora contra a grilagem de terras em áreas controladas por milícias na zona oeste do Rio de Janeiro.

Agência Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:59, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter