Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa: 45% dos brasileiros acreditam que a corrupção aumentou no Governo Lula

Esse número representa um crescimento de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Everthon Santos

31 de janeiro de 2025 às 16:10   - Atualizado às 16:10

Presidente Lula

Presidente Lula Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dois anos após o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, mais brasileiros acreditam que a corrupção cresceu no país.

Segundo levantamento do PoderData, realizado entre 25 e 27 de janeiro de 2025, 45% da população afirma que houve um aumento na corrupção.

Veja Também

Esse número representa um crescimento de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o grupo que considera que a corrupção diminuiu caiu de 30% para 24% no mesmo período. Além disso, 23% dos entrevistados dizem que a situação permaneceu igual. Outros 8% não souberam responder.

Metodologia e credibilidade da pesquisa

O PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, realizou o levantamento com recursos próprios. Os pesquisadores entrevistaram 2.500 pessoas em 219 municípios, cobrindo as 27 unidades da Federação.

As coletas ocorreram por telefone, tanto em celulares quanto em linhas fixas. Para alcançar uma amostra equilibrada, foram feitas dezenas de milhares de ligações até que os perfis necessários fossem preenchidos.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

43% dos Católicos não aprovam o governo

No começo da atual gestão, 62% dos católicos aprovavam a administração petista. No levantamento atual, 48% deste grupo religioso mantêm o apoio.

O cenário indica um recuo de 14%. Na abordagem de janeiro de 2023, 31% dos seguidores da religião Católica não aprovavam o governo federal. Na nova sondagem, esse número subiu para 43%. Uma variação de 12 pontos.

68 % dos evangélicos desaprovam o atual governo

Também entre os evangélicos aconteceu um declínio na aprovação. Nesse segmento, o presidente sempre enfrentou certa resistência.

A amostragem divulgada hoje aponta uma desaprovação de 68% contra 56% em janeiro de 2023. Uma queda de 12% em dois anos. A aceitação nesse grupo apresentou um recuo de 31% para 26%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:13, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula e Flávio Bolsonaro.
Levantamento

Pesquisa Genial/Quaest: Lula lidera primeiro turno com 39% e Flávio Bolsonaro registra 30%

De acordo com o instituto, a margem de erro é de dois pontos porcentuais, e o nível de confiança é de 95%.

Fenômeno da internet, "Menina da Bota" oficializa candidatura a deputada federal
Novidade

Fenômeno da internet, "Menina da Bota" oficializa candidatura a deputada federal

Fiel ao estilo que a consagrou nas redes sociais, a candidata chegou ao evento vestindo uma jaqueta jeans customizada, com o desenho de uma bota.

João Campos ao lado de aliados
Mobiliza

João Campos comemora chegada de partido nanico sem representantes no Congresso e Alepe

Legenda oficializou apoio à candidatura do PSB ao Governo de Pernambuco durante convenção estadual realizada nesta terça-feira (4).

mais notícias

+

Newsletter