Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes exige que PF entregue conversas entre Marielle e delegado preso, acusado de matá-la

O ministro do STF também determinou, a pedido da defesa, que a Justiça do Rio de Janeiro encaminhe a íntegra de um processo criminal.

Isabella Lopes

11 de março de 2025 às 13:56   - Atualizado às 14:11

 Ministro do STF, Alexandre de Moares e Marielle Franco.

Ministro do STF, Alexandre de Moares e Marielle Franco. Foto: Gustavo Moreno/STF e Renan Olaz/CMRJ

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Polícia Federal (PF) entregue à Corte as conversas que o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa mantinha com a vereadora Marielle Franco. Criminosos assassinaram Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018.

Sobre o delegado 

Rivaldo está preso preventivamente desde março do ano passado, acusado de participação como um dos mentores do crime. Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), ele teria planejado e ordenado a morte da vereadora. Além disso, ele teria atuado para atrapalhar as investigações sobre o crime enquanto chefiava a polícia fluminense.

A defesa de Rivaldo pediu a anexação das conversas dele com Marielle ao processo, e Moraes atendeu ao pedido. O advogado Marcelo Ferreira pretende usar o material para demonstrar o que seria uma relação cordial e profissional entre os dois.

Decisão de Moraes 

Pela ordem de Moraes, a PF deve encaminhar também as conversas de Rivaldo com os delegados Giniton Lages e Daniel Rosa, que atuaram no caso Marielle. Deve enviar também conversas com Brenno Carnevale, que relatou interferências do ex-chefe de polícia sobre a Delegacia de Homicídios da capital. A defesa pretende sustentar que o ex-chefe de polícia fez cobranças a respeito da apuração do assassinato. Todos os diálogos foram extraídos de aparelhos apreendidos nas investigações.

Moraes também determinou, a pedido da defesa, que a Justiça do Rio de Janeiro encaminhe a íntegra de um processo criminal. Segundo os advogados, o processo demonstra que o crime foi cometido a mando de Cristiano Girão, acusado de chefiar uma milícia no bairro Gardênia Azul.

Veja Também

Outros pedidos da defesa, contudo, foram negados por Moraes. Entre eles, o de que Ronnie Lessa, executor confesso do assassinato de Marielle e delator de Rivaldo Barbosa, seja submetido a uma perícia psiquiátrica. A perícia buscaria identificar eventual transtorno de personalidade.

Outro pedido negado solicitava a anexação ao processo de uma apuração da PF sobre a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que teria monitorado ilegalmente o delegado Daniel Rosa. Ele foi um dos primeiros responsáveis pela investigação do assassinato de Marielle, mas acabou sendo afastado do caso.

A defesa de Rivaldo afirma que afastaram Rosa das investigações porque ele apontou Cristiano Girão como mandante do assassinato da vereadora.

Crime

Criminosos assassinaram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018, na região central do Rio de Janeiro, atirando contra o carro em que eles estavam a partir de um veículo em movimento.

Segundo a denúncia da PGR, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) agiu junto com seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, para planejar a morte de Marielle.

Contudo, a motivação seria a atuação da vereadora contra a grilagem de terras em áreas controladas por milícias na zona oeste do Rio de Janeiro.

Agência Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:51, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter