Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro do STF e pastor André Mendonça revoga leis que vetavam linguagem neutra nas escolas

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca incluir pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino.

Portal de Prefeitura

25 de abril de 2025 às 17:19   - Atualizado às 17:34

Ministro André Mendonça

Ministro André Mendonça Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou nesta quinta-feira (24) leis municipais que proibiam o uso da chamada linguagem neutra em ambientes escolares. A medida foi aprovada em plenário virtual e teve como relator o ministro André Mendonça, que também é pastor evangélico e ex-advogado-geral da União.

A decisão reforça que somente a União pode legislar sobre normas da língua portuguesa e diretrizes da educação nacional. Com esse entendimento, foram consideradas inconstitucionais normas aprovadas em municípios do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais que buscavam barrar o uso e o ensino da linguagem neutra nas salas de aula.

No voto apresentado, Mendonça argumentou que, embora o tema gere polêmicas no campo político e social, a Constituição Federal é clara ao centralizar na União a competência sobre o conteúdo oficial da língua portuguesa e as diretrizes da educação brasileira.

A tese jurídica proposta pelo ministro busca criar um marco legal que oriente julgamentos futuros de casos semelhantes. O objetivo é impedir que prefeituras ou governos estaduais aprovem legislações que entrem em conflito com normas federais. O entendimento do relator foi seguido por ministros como Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Dias Toffoli e Flávio Dino.

Entretanto, houve divergência no plenário. O ministro Cristiano Zanin votou contra a proposta de Mendonça, argumentando que estados e municípios têm autonomia para definir conteúdos pedagógicos dentro de suas redes de ensino, desde que respeitem as orientações nacionais. Nunes Marques também acompanhou essa visão.

Veja Também

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca incluir pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino. Expressões como “todxs” ou “amig@s” são exemplos comuns, especialmente na escrita digital.

Apesar da resistência de setores mais conservadores e religiosos à linguagem neutra, André Mendonça focou seu parecer no aspecto jurídico, sem emitir juízo de valor sobre a questão. Sua atuação foi vista como um gesto de equilíbrio entre sua fé pessoal e o papel técnico que exerce na Suprema Corte.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:39, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter