Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lei Anti-Oruam é apresentada na Câmara dos Deputados

O projeto proíbe a contratação com dinheiro público de artistas que façam apologia ao crime organizado.

Everthon Santos

12 de março de 2025 às 07:52   - Atualizado às 07:56

Cantor Oruam.

Cantor Oruam. Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 65/25 proíbe a contratação com dinheiro público de artistas que façam apologia ao crime organizado, ao uso de drogas e à violência contra a mulher em shows e eventos abertos ao público infantojuvenil.

Conforme a proposta, os contratos firmados pela administração pública com artistas deverão conter cláusula específica com a proibição.

O texto, do deputado Pedro Aihara (PRD-MG), está em análise na Câmara dos Deputados.

“O objetivo do projeto é proteger os direitos de crianças e adolescentes, assegurando-lhes um ambiente adequado ao pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em consonância com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma Aihara.

Veja Também

De acordo com a proposição, é vedada ainda a contratação, pelos governos, de artistas que possuam, em sua certidão de antecedentes criminais, registro de crime doloso contra a vida.

Os descumprimentos da regra serão punidos com multas e a rescisão imediata de contratos. Os recursos arrecadados com sanções serão destinados ao financiamento da educação básica pública.

Sobre o Projeto de Lei 65/25

A proposta de deputado tem teor parecido ao de diversos projetos de lei apresentados recentemente em todo o país e na própria Câmara dos Deputados. Porém, ele foi inspirado em iniciativa semelhante da vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil), de São Paulo.

O texto da vereadora ficou conhecido como "Projeto Anti-Oruam", em referência ao rapper Oruam. Pois, ele é filho do traficante Marcinho VP, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho. Em 2024, o cantor se apresentou no palco do festival Lollapalooza com uma camiseta na qual pedia a libertação do pai. Marcinho VP está preso desde 1996 por crimes como homicídio qualificado, formação de quadrilha e tráfico de drogas.

Sendo assim, o Projeto de Lei 65/25 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Portanto, para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.

Agência Câmara de Notícias

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:55, 14 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Rogério Correia e Bolsonaro.
Determinação

Deputado do PT é obrigado pela Justiça a se retratar por imagem com Bolsonaro e Vorcaro

Na decisão, a juíza Patrícia Vasques Coelho determinou que o parlamentar informe, em nota, que a imagem não corresponde à realidade.

Carnaval em Igarassu.
Folia

Carnaval em Igarassu reúne público no Sítio Histórico na abertura oficial

Durante o evento, a Secretaria de Saúde disponibilizou um ponto fixo de atendimento, oferecendo atualização do cartão de vacina, testes rápidos para ISTs e aferição de pressão arterial e glicemia.

José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Luto

Morre afogado José Álvaro Moisés, cientista político e um dos fundadores do PT, aos 81 anos

De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo, o professor foi encontrado inconsciente na faixa de areia da Praia de Itamambuca.

mais notícias

+

Newsletter