Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Galo da Madrugada vence disputa judicial contra o Atlético-MG por uso da marca "Galo"

Na ação, o clube mineiro alegou que o uso da marca pelo bloco no segmento de entretenimento violaria a Lei da Propriedade Industrial.

Ricardo Lélis

13 de janeiro de 2026 às 21:42   - Atualizado às 21:42

Galo da Madrugada vence disputa judicial com o Atlético-MG sobre uso da marca "Galo"

Galo da Madrugada vence disputa judicial com o Atlético-MG sobre uso da marca "Galo" (Fotos: Divulgação/ Atlético-MG e Antonio Cruz/Agência Brasil/ Arquivo)

A Justiça Federal do Rio de Janeiro decidiu a favor do bloco carnavalesco Galo da Madrugada em uma disputa judicial com o Clube Atlético Mineiro envolvendo o uso do nome “Galo”.

A sentença manteve válido o registro da marca “Galo Folia”, pertencente ao tradicional bloco pernambucano, e rejeitou o pedido do clube mineiro para anular o registro.

Na ação, o Atlético Mineiro alegou que o uso da marca pelo bloco no segmento de entretenimento violaria a Lei da Propriedade Industrial, ao sustentar que poderia haver confusão com suas marcas esportivas, que também utilizam o apelido “Galo”.

Ao analisar o caso, a juíza federal Quézia Silva Reis, da 9ª Vara Federal do Rio de Janeiro, esclareceu que o dispositivo legal citado protege apenas apelidos de pessoas físicas, não se estendendo a entidades esportivas. A magistrada ressaltou ainda que futebol e carnaval pertencem a segmentos distintos, com públicos e contextos de consumo diferentes, o que afasta o risco de confusão para o consumidor.

A decisão também destacou que o Galo da Madrugada possui registros anteriores consolidados há mais de 20 anos com o uso do termo “Galo” em atividades culturais.

Veja Também

Um dos primeiros registros do bloco foi a marca “O Galo da Madrugada”, protocolada em 1993, cerca de uma década antes do depósito da marca “Galo Folia”. Além disso, a fundação do Clube de Máscaras Galo da Madrugada ocorreu em 1978.

A juíza afastou ainda o argumento do Atlético Mineiro baseado na Lei Pelé, que protege símbolos de entidades esportivas. Segundo a sentença, a legislação se aplica apenas a questões relacionadas ao esporte, não abrangendo o uso de marcas no contexto do carnaval.

Programação Galo da Madrugada 2026

O Galo da Madrugada 2026, considerado o maior bloco de rua do mundo, promete agitar Recife no sábado de Carnaval, 14 de fevereiro. Com centenas de milhares de foliões esperados, o evento é um marco da cultura pernambucana e atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do exterior.

O desfile começa oficialmente às 9h da manhã, com os foliões chegando já por volta das 7h para garantir um bom lugar e aproveitar cada momento da festa. O percurso dos trios elétricos e bandas de frevo inclui:

  • Forte das Cinco Pontas – ponto de partida oficial do desfile
  • Rua Imperial – direção à Praça Sérgio Loreto, sede do Galo
  • Avenidas Dantas Barreto e Guararapes – com trios elétricos, bonecos gigantes e animação
  • Rua do Sol – ponto final do desfile, previsto para as 18h30

Embora a participação no bloco seja gratuita e aberta a todos, camarotes ao longo do percurso oferecem conforto e segurança para quem prefere fugir da aglomeração intensa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:22, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Flávio Dino
Processo

TJSP vai ao STF para anular decisão de Dino que suspende penduricalhos acima do teto

No recurso, o tribunal alegou que o pagamento não pode ser suspenso antes de o Congresso aprovar regras para definir quais verbas indenizatórias podem ser admissíveis

médico ortopedista Lucas Saldanha Ortiz.
Punição

Justiça condena médico que cobrava até R$ 200 por cirurgias gratuitas do SUS

Muitos pacientes sequer tinham condições de arcar com os valores cobrados e contraíram dívidas para fazerem os pagamentos pleiteados, diz o Ministério Público na denúncia.

Carla Zambelli.
Rejeitado

Justiça da Itália nega pedido de Zambelli para troca de juízes que vão analisar extradição

Após ter sido adiado quatro vezes, o julgamento que vai decidir sobre a medida deve ocorrer nesta quarta-feira, 11 de fevereiro.

mais notícias

+

Newsletter