Pernambuco, 24 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça Militar condena coronel por denunciar em livro suposta corrupção no Exército

A defesa de Pierrotti defende que a decisão mostra um "deslocamento da realidade e da Constituição" da Corte.

Ricardo Lélis

14 de agosto de 2026 às 16:44   - Atualizado às 16:44

Escritor e coronel Rubens Pierrotti Junior.

Escritor e coronel Rubens Pierrotti Junior. (Foto: Divulgação)

A Justiça Militar condenou o escritor e coronel Rubens Pierrotti Junior por denunciar suposta corrupção no Exército Brasileiro. A decisão, foi tomada na última quinta-feira, 6 de agosto, por 4 votos a 1. O plenário era formado por quatro juízes militares e um civil (o único a votar contra).

A ação partiu de denúncia do Ministério Público Militar contra o autor do livro Diários da Caserna: Dossiê Smart: A História Que o Exército Quer Riscar.

A obra, diz a descrição, narra "supostos crimes e improbidades administrativas de generais e oficiais de alta patente do Exército Brasileiro no desenvolvimento de um simulador militar de artilharia por uma empresa espanhola".

A defesa de Pierrotti defende que a decisão mostra um "deslocamento da realidade e da Constituição" da Corte. Segundo os advogados, a ação busca calar quem comentava eventos que a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Supremo Tribunal Federal confirmaram ter ocorrido.

A nota cita, ainda, que os fatos mencionados no livro foram amplamente divulgados pela imprensa e culminaram na condenação de vários militares por tentativa de golpe de Estado.

Veja Também

O livro Diários da Caserna foi um dos livros finalistas do 67º Prêmio Jabuti (2025) na categoria Escritor Estreante - Romance. A obra se desenvolve através de entrevistas dadas por Battaglia (alter ego do autor) a jornalistas investigativos.

A decisão da justiça atribuiu a pena mínima ao autor e, por isso, foi suspensa.

Pierrotti foi enquadrado nos artigos 166 e 219 do Código Penal Militar. O primeiro trata de "crimes contra a autoridade ou disciplina militar, insubordinação, publicação ou crítica indevida". Já o 219, trata de crimes contra a honra e ofensa às Forças Armadas.

A defesa afirma que irá recorrer da decisão.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:31, 24 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes.
Pesquisa

Marília Arraes segue na liderança na disputa para o Senado em Pernambuco, aponta Quaest

O levantamento foi contratado pela Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-05671/2026.

Mãe cuida de filho
Direito

STF unifica tempo de licenças-maternidade de 120 dias para mães biológicas e adotantes

Ainda existe a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias, independentemente do regime de trabalho.

Cola eleitoral.
Instrução

TRE-PE orienta eleitores sobre o uso da cola eleitoral e as proibições na cabine de votação; veja detalhes

Com os números das candidatas e dos candidatos anotados em papel, fica mais fácil consultar as informações na hora de votar, reduzindo o risco de erros na digitação.

mais notícias

+

Newsletter