Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula autoriza concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada

A resolução leva a assinatura do ministro das Cidades, Rui Costa, que também preside o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

Everthon Santos

23 de maio de 2025 às 09:37   - Atualizado às 09:37

Metrô do Recife.

Metrô do Recife. Foto: Divulgação

O governo federal oficializou a decisão de entregar à iniciativa privada a gestão, operação e manutenção do sistema metroferroviário do Grande Recife.

A mudança marca uma nova fase para o transporte público da capital pernambucana, que há anos sofre com sucateamento e paralisações constantes.

A Resolução CPPI nº 324, aprovada pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), formalizou a decisão no Diário Oficial da União da quinta-feira (22).

A resolução leva a assinatura do ministro das Cidades, Rui Costa, que também preside o CPPI. Ela autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a conduzir a licitação que escolherá a empresa responsável pela concessão do metrô.

Atualmente, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é a responsável pelo sistema, que será transferido de forma progressiva ao governo de Pernambuco e, posteriormente, à iniciativa privada.

Veja Também

O modelo de concessão será dividido em três etapas que devem acontecer de forma simultânea e interligada. O primeiro passo é a transferência dos bens e das instalações federais utilizadas na operação do metrô.

Em seguida, o governo de Pernambuco assumirá a responsabilidade pela outorga da concessão, definindo os critérios para a empresa privada que vai operar o sistema. Por fim, a União transferirá a propriedade dos imóveis necessários para a execução do serviço ao Estado.

O governo federal também exigiu que seja firmado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério das Cidades, o BNDES e o governo estadual.

Esse acordo irá detalhar as atribuições de cada parte, inclusive os prazos e procedimentos para obter as aprovações legais exigidas durante o processo. O objetivo é garantir transparência e agilidade na transição.

A avaliação dos ativos do metrô do Recife será feita por meio de um procedimento simplificado. Os técnicos responsáveis pela análise vão basear o cálculo apenas no fluxo de caixa operacional previsto com a nova concessão, sem avaliações fragmentadas de cada bem. Essa medida visa acelerar o processo de concessão e atrair o interesse de grupos empresariais com experiência no setor.

O sistema de metrô do Recife, atualmente, conta com 37 estações distribuídas em duas linhas principais: a Linha Centro e a Linha Sul.

A Linha Centro possui os ramais Camaragibe e Jaboatão, que atendem importantes áreas residenciais e comerciais. Já a Linha Sul integra o sistema com os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), movidos a diesel, que percorrem trechos mais afastados da Região Metropolitana.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:25, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter