Governador de Santa Catarina, Joginho Mello. Foto: Reprodução/Internet
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), gerou repercussão após fazer uma piada com o movimento separatista “O Sul é o Meu País” durante um evento da construção civil realizado na quinta-feira, 12 de junho, em Curitiba, capital do Paraná. Ao lado dos governadores Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR), o governador fez um comentário "descontraído" sobre uma possível separação dos três Estados do restante do Brasil, arrancando risos da plateia presente.
“Temos dois candidatos à Presidência da República aqui. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?”, disse ele em tom bem-humorado.
Jorginho Mello, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também usou o espaço para destacar a boa relação entre os governadores do Sul e fez elogios tanto a Leite quanto a Ratinho. Ele se referiu aos dois como “presidenciáveis”, reforçando a movimentação de bastidores que envolve os nomes dos colegas como possíveis sucessores de Bolsonaro na disputa de 2026.
Ao comentar sobre a aliança entre os três Estados, Jorginho destacou:
“Nós temos uma grande parceria entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Trabalhamos alinhados e com foco no que é melhor para a população da região Sul”, afirmou o governador catarinense.
Em outro momento do evento, Jorginho voltou a "brincar", desta vez sobre a polêmica envolvendo a divisa entre Paraná e Santa Catarina. Em 2024, um erro de medição revelou que uma área equivalente a 500 campos de futebol, antes considerada paranaense, na verdade pertence a Santa Catarina.
“A gente passou a régua. Ele [Ratinho] foi generoso e deixou nós pegarmos. Mas não tinha muita coisa boa em cima, não”, disse Jorginho, aos risos.
O encontro dos três governadores em Curitiba não apenas expôs a boa relação entre os líderes do Sul, como também sinalizou possíveis rumos da corrida eleitoral de 2026. Em meio a piadas, elogios e especulações, o evento ganhou destaque por reunir três nomes cada vez mais mencionados no cenário político nacional.
3
4
10:38, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+