Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, faz piada sobre separar o Sul do restante do Brasil

Jorginho Mello, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também usou o espaço para destacar a boa relação entre os governadores do Sul.

Isabella Lopes

16 de junho de 2025 às 15:20   - Atualizado às 16:28

Governador de Santa Catarina, Joginho Mello.

Governador de Santa Catarina, Joginho Mello. Foto: Reprodução/Internet

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), gerou repercussão após fazer uma piada com o movimento separatista “O Sul é o Meu País” durante um evento da construção civil realizado na quinta-feira, 12 de junho, em Curitiba, capital do Paraná. Ao lado dos governadores Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR), o governador fez um comentário "descontraído" sobre uma possível separação dos três Estados do restante do Brasil, arrancando risos da plateia presente.

“Temos dois candidatos à Presidência da República aqui. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?”, disse ele em tom bem-humorado.

Jorginho Mello, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também usou o espaço para destacar a boa relação entre os governadores do Sul e fez elogios tanto a Leite quanto a Ratinho. Ele se referiu aos dois como “presidenciáveis”, reforçando a movimentação de bastidores que envolve os nomes dos colegas como possíveis sucessores de Bolsonaro na disputa de 2026.

Ao comentar sobre a aliança entre os três Estados, Jorginho destacou:
“Nós temos uma grande parceria entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Trabalhamos alinhados e com foco no que é melhor para a população da região Sul”, afirmou o governador catarinense.

Em outro momento do evento, Jorginho voltou a "brincar", desta vez sobre a polêmica envolvendo a divisa entre Paraná e Santa Catarina. Em 2024, um erro de medição revelou que uma área equivalente a 500 campos de futebol, antes considerada paranaense, na verdade pertence a Santa Catarina.

Veja Também

“A gente passou a régua. Ele [Ratinho] foi generoso e deixou nós pegarmos. Mas não tinha muita coisa boa em cima, não”, disse Jorginho, aos risos.

O encontro dos três governadores em Curitiba não apenas expôs a boa relação entre os líderes do Sul, como também sinalizou possíveis rumos da corrida eleitoral de 2026. Em meio a piadas, elogios e especulações, o evento ganhou destaque por reunir três nomes cada vez mais mencionados no cenário político nacional.

Veja vídeo 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:38, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter