Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ciro Gomes culpa Elmano e Camilo Santana por violência em escola do Ceará com crianças mortas

Ciro Gomes usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso de violência que aconteceu nesta quinta-feira, 25 de setembro.

Fernanda Diniz

25 de setembro de 2025 às 17:11   - Atualizado às 17:46

Elmano de Freitas, ministro da educação, Camilo Santana e Ciro Gomes.

Elmano de Freitas, ministro da educação, Camilo Santana e Ciro Gomes. Arte: Portal de Prefeitura

Ciro Gomes usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso de violência que aconteceu nesta quinta-feira, 25 de setembro, em uma escola no estado do Ceará, onde duas crianças foram mortas e outras três ficaram feridas, vítimas de disparos de arma de fogo que atingiram o pátio da unidade de ensino, onde os estudantes estavam.

O político afirmou que a violência no Ceará tem tomado proporções exorbitantes nos últimos anos e que não há iniciativa para que a situação seja controlada.

"Já passou de qualquer limite a situação de violência no Ceará! Entregues à roubalheira e à politicagem nada fazem de concreto para inovar no combate às causas e consequências da mortandade recorde que não poupa sequer crianças e mulheres", escreveu Ciro.

Ciro ainda destacou o aumento nos territórios cearenses tomados por facções, que, segundo ele, saem impunes dos crimes cometidos.

Na mesma publicação, o político cobrou uma posição do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e ao ministro da educação, Camilo Santana, afirmando que "suas mãos estão sujas de sangue".

Veja Também

"O entranhamento das facções na política do Ceará é fato chocante e impune. Elmano e Camilo, suas mãos estão sujas de sangue inocente mais uma vez. Até quando, cearenses?", concluiu.

Entenda o caso 

Dois alunos morreram e três ficaram feridos após serem baleados na Escola Estadual Luis Felipe em Sobral, interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro.

O crime ocorreu na hora do intervalo, quando dois indivíduos passaram atirando da calçada, pela grade da escola. Os mortos tinham 16 e 17 anos e foram atingidos no estacionamento do colégio. Não há informações sobre o estado de saúde dos estudantes feridos, que foram encaminhados para a Santa Casa.

Foram encontradas droga e uma balança de precisão com um dos alunos assassinados dentro da escola. Há informações também de que o estudante baleado estaria vendendo entorpecentes dentro da escola.

O ataque foi motivado por disputa ao tráfico de drogas, e não um atentado de extremistas, como em Realengo (Rio, 2011), Suzano (SP, 2019) e Blumenau (SC, 2024).

O governo afirma te reforçado o efetivo policial na região para capturar os suspeitos.

A Escola Luiz Felipe, no bairro Campos Velhos, tem 1150 alunos de ensino médio. Seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é 4,6, o mesmo registrado na média do Estado. O Ceará tem o 3º maior Ideb do País; o índice é o mais importante indicador da qualidade da educação.

O governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem aos Estados Unidos para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias", escreveu Elmano nas redes sociais.

Também estava na comitiva o ministro da Educação, Camilo Santana, que é do Ceará. Nesta manhã, Santana publicou que estava voltando ao Brasil. O Estadão tentou contato com o ministro, mas ainda não obteve resposta.

Sobral está entre as cidades mais violentas do País

Segundo a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Sobral é a 12ª entre as cidades mais violentas do Brasil, com taxa de 59,9 homicídios por 100 mil habitantes.

O município aparece ao lado de outros quatro cearenses entre os 20 mais violentos do País: Maranguape (1º), Caucaia (8º), Maracanaú (9º) e Itapipoca (11º), esses quatro na Grande Fortaleza.

Dados do Atlas da Violência 2024, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum de Segurança Pública, apontam a presença de quatro facções criminosas no Estado: Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) , Guardiões do Estado (GDE) e Massa Carcerária.

Sobral vê o predomínio de criminosos do CV, com forte oposição de integrantes do GDE. O Ceará é um dos Estados onde há também elevadas taxas de violência no interior.

Nos últimos anos, Sobral se tornou um modelo de educação no País e até no exterior por seu desempenho em avaliações. Os resultados mais expressivos foram em alfabetização das crianças, que colocaram a cidade no topo do ranking do Brasil. Sobral tem atualmente no ensino fundamental um Ideb de 9,6, que está entre os mais altos do País.

População pode enviar denúncias

A população pode repassar informações que auxiliem nas investigações para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas ainda para o número (88) 3677-4291, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos. (Com colaboração de Paula Ferreira e Gonçalo Junior)

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter