Pernambuco, 09 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Com quatro derrotas na conta, Ciro Gomes diz que não vai mais disputar a Presidência

Questionado sobre o cenário eleitoral de 2026, Ciro avalia não haver ninguém com capacidade para resolver os problemas do País.

Fernanda Diniz

19 de setembro de 2025 às 17:28   - Atualizado às 17:48

Ciro Gomes.

Ciro Gomes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou que não voltará a se candidatar à Presidência da República.

"Não quero mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores", disse em entrevista à rádio Itatiaia nesta quinta-feira, 18, após palestra em evento universitário na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Ciro concorreu à quarta eleição presidencial em 2022, quando se apresentou como uma opção fora da polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas terminou o pleito em quarto lugar, com 3% dos votos válidos, atrás de Simone Tebet (MDB).

Em 1998 e em 2002, pelo PPS, chegou a 10,9% e 11,9% dos votos. Em 2018, com o PDT, alcançou 12,4% do eleitorado. Ciro também foi governador do Ceará de 1991 a 1994 e ministro nos governos Itamar Franco e Lula.

Questionado sobre o cenário eleitoral de 2026, Ciro avalia não haver ninguém com capacidade para resolver os problemas do País.

Veja Também

"Cada vez que me candidatei, eu tinha capacidade, sabia que dava conta de resolver o problema. Hoje, tenho dúvidas se alguém tem capacidade de resolver o tamanho do abacaxi que essa maluquice de Lula e Bolsonaro produziu no País", afirmou.

Como mostrou a Coluna do Estadão, aliados do pedetista o aconselharam a aproveitar o "bate cabeça" entre governadores da direita para se lançar como o candidato anti-Lula ao Palácio do Planalto no próximo ano.

Mas a recusa para disputar novamente a vaga já vem de anos atrás Em dezembro de 2023, o ex-presidenciável afirmou que não desistiu, mas foi "desistido", e que "dificilmente" voltaria a se candidatar à Presidência.

"Eu vou seguir lutando, mas disputar eleição não quero mais não", disse em entrevista à GloboNews.

Ciro tem sido sondado pelo PSDB e pelo União Brasil, mas, até o momento, não sinalizou mudança para nenhum desses partidos.

Estadão Conteúdo 
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:01, 09 Dez

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra autoriza início de obra do Biesp, grupamento dos Bombeiros e acesso à Vila Murici.
Iniciativa

Raquel Lyra anuncia conjunto de obras nas áreas de infraestrutura, mobilidade e segurança em Caruaru

Entre as ações, estão a autorização para início da construção do novo Batalhão Integrado Especializado (Biesp) e do novo Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar.

Rodrigo Bacellar, presidente afastado da Alerj.
Medida

Deputados do Rio de Janeiro decidem revogar prisão do presidente da Casa

Rodrigo Bacellar é suspeito de envolvimento no repasse de informações que teriam antecipado detalhes da operação que mirava o deputado estadual TH Joias.

Lula e sua ex-nora Carla Ariane Trindade.
Coffee Break

MPF pede inquérito para investigar ex-nora de Lula em operação contra corrupção

Ex-nora de Lula e ex-sócio de Lulinha serão investigados em esquema de superfaturamento de livros em cidades do interior de São Paulo.

mais notícias

+

Newsletter