Pernambuco, 06 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PL de Bolsonaro se alia a ACM Neto e Ciro Gomes na missão de barrar o avanço do PT no Nordeste

Partido Liberal vê em ACM Neto e Ciro Gomes as alianças estratégicas necessárias para enfrentar o PT no Nordeste.

Portal de Prefeitura

18 de setembro de 2025 às 18:43   - Atualizado às 18:52

Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

Bolsonaro e Valdemar Costa Neto Foto: Divulgação/Beto Barata PL

O Partido Liberal, sob a liderança de Valdemar Costa Neto, oficializou apoio a ACM Neto para a disputa pelo governo da Bahia em 2026, além de sinalizar apoio a Ciro Gomes para governador do Ceará. Para o PL, essas alianças são vistas como essenciais para enfrentar o domínio do PT em duas das unidades federativas mais importantes do Nordeste.

Valdemar afirmou que, na Bahia, “o Neto deve ser candidato, e terá o apoio do PL”. No Ceará, o apoio a Ciro Gomes ainda depende de confirmação formal, mas segundo o dirigente, é provável, caso ele confirme disputa. O objetivo declarado do partido é claro: derrotar o PT nesses estados-chaves.

O presidente do PL admitiu, no entanto, que esse plano enfrenta desafios. Ele reconhece que a legenda ainda não tem força consolidada em muitos estados nordestinos, e que o caminho para ampliar sua influência será complexo. Mais ainda, há diferença de expectativas entre lideranças locais e base partidária, mas há articulação para construir as alianças necessárias.

Para muitos analistas, esse movimento sinaliza uma tentativa de reposicionamento do PL no cenário nacional, especialmente no Nordeste, onde o PT historicamente tem grande penetração. Ao apoiar ACM Neto na Bahia e manifestar apoio a Ciro Gomes no Ceará, o partido busca não apenas militância eleitoral, mas ampliar seu espaço competitivo nos palanques regionais.

ACM Neto representa uma figura política com forte apelo na Bahia, com base em Salvador e em ações estaduais anteriores, enquanto Ciro Gomes mantém presença histórica no Ceará. Essa combinação de lideranças regionais fortes com o aparato nacional do PL pode redefinir dinâmicas eleitorais locais.

O apoio também mostra flexibilidade estratégica do PL e de Valdemar Costa Neto. Mesmo com diferenças internas e eventuais resistências, o partido está disposto a formar parcerias com figuras que não são de sua base direta, mas que têm potencial de atrair apoio popular e coalizões ampliadas.

Veja Também

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:16, 06 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Procurador Geral da República, Paulo Gonet.
Desejo

Delegados da PF pedem que Gonet se declare impedido em investigação sobre relatório pedido por Mendonça que cita o PGR

A manifestação ocorreu por meio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), que reúne mais de dois mil delegados.

César Ramos e Elvis Henrique mobilizam militância em Pit Stop na cidade de Igarassu
Encontro

César Ramos e Elvis Henrique mobilizam militância em Pit Stop na cidade de Igarassu

A atividade contou com a participação de dezenas de pessoas, que passaram pelo local para adesivar seus veículos e manifestar publicamente apoio à candidatura.

Ministro Gilmar mendes, do STF
Sugestão

Gilmar Mendes apresenta proposta para vetar delegados da PF como assessores de ministros do STF

A ideia surge em meio à escalada da crise entre os magistrados Alexandre de Moraes e André Mendonça.

mais notícias

+

Newsletter