Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dino manda PF investigar Bolsonaro, seus filhos e aliados com base no relatório da CPI da Covid

Segundo o magistrado, o documento da comissão apontou indícios de crimes e apresentou os requisitos legais necessários para a instauração de investigação.

Ricardo Lélis

18 de setembro de 2025 às 11:53   - Atualizado às 11:53

Ministro do STF, Flávio Dino

Ministro do STF, Flávio Dino Foto: Divulgação/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira, 17 de setembro, a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus três filhos e outros 20 aliados, com base no relatório final da CPI da Covid-19.

Segundo o magistrado, o documento da comissão apontou indícios de crimes e apresentou os requisitos legais necessários para a instauração de investigação.

“Destaco que a investigação parlamentar apontou indícios de crimes contra a Administração Pública, notadamente em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de ‘fachada’ para prestação de serviços genéricos ou fictícios, dentre outros ilícitos mencionados no relatório da CPI”, afirmou o ministro.

Em 2021, a CPI já havia indiciado os citados e no fim de 2024, a Polícia Federal pediu a conversão da investigação parlamentar em inquérito policial — pedido que foi acatado por Dino. Agora, caberá à PF complementar as apurações.

Veja a lista de investigados:

  • Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
  • Senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ)
  • Deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) 
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
  • Deputado federal Osmar Terra (PL-RS)
  • Deputada federal Beatriz Kicis (PL-RS)
  • Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
  • Deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ)
  • Ex-ministro do governo Bolsonaro Onyx Lorenzoni 
  • vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro
  • Allan dos Santos
  • Tenente-coronel Helcio Bruno De Almeida
  • Oswaldo Eustaquio
  • Ex-secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Helio Angotti Neto
  • Bernardo Pires Kuster
  • Ex-deputado estadual de São Paulo Paulo De Oliveira Eneas 
  • Richards Dyer Pozzer
  • Leandro Panazzolo Ruschel
  • Empresário Carlos Roberto Wizard Martins
  • Empresário Luciano Hang
  • Empresário Otavio Oscar Fakhoury
  • Ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Garcia Martins Pereira
  • Ex-assessor de Bolsonaro, Tercio Arnaud Tomaz
  • Ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:01, 04 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lulinha e o ministro do STF, Flávio Dino
Permissão

Dino autoriza PF a abrir terceiro inquérito sobre Lulinha e manda investigar vazamentos

Indicado por Lula ao STF, o ministro foi sorteado relator desses novos processos sobre o filho do presidente.

Ex-presidente e ex-ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Saúde

Barroso é internado em São Paulo após intoxicação alimentar contraída durante viagem à França

Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso

Ministro Flávio Dino e Lulinha, filho do presidente Lula
Investigações

Ministro Flávio Dino é sorteado para ser o relator do terceiro inquérito da PF contra Lulinha

A nova apuração tem como foco suspeitas de tráfico de influência envolvendo contratos firmados com a administração federal

mais notícias

+

Newsletter