Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Flávio Dino diz que golpe de 1964 teve menos provas do que a tentativa atualmente julgada no STF

Segundo Dino, com relação ao golpe de 1964, as provas só "emergiram" com a abertura dos arquivos do governo dos Estados Unidos.

Fernanda Diniz

11 de setembro de 2025 às 18:20   - Atualizado às 18:25

Flávio Dino.

Flávio Dino. Foto: Victor Piemonte/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta quinta, 11, que o golpe de 1964 tinha "menos prova documental" do que a tentativa de golpe supostamente lançada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados em 2022. (Veja vídeo abaixo)

"Só faltou lavrar a ata", apontou.

Veja vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Segundo Dino, com relação ao golpe de 1964, as provas só "emergiram" com a abertura dos arquivos do governo dos Estados Unidos.

"Nesse caso, o standart probatório não é só testemunhal como documental", declarou.

Veja Também

O aparte ocorreu em uma dobradinha com a ministra Cármen Lúcia, que votou pela condenação do núcleo crucial do golpe, formando maioria pela condenação do ex-presidente e de sete de seus aliados.

A ministra analisou a conduta de cada um dos réus. Apontou, por exemplo, que o delator Mauro Cid atuou, não como mero espectador, mas colaborando com atos criminoso.

A ministra destacava que a acusação contra o núcleo crucial da trama golpista supostamente gestada no governo Jair Bolsonaro é reforçada com provas, manuscritos e planilhas, considerando que os crimes de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito estão comprovados nos autos.

Segundo a ministra, a organização criminosa documentou "quase todas as fases da empreitada".

"Querem demonstrar que deu o golpe, fazem maquete do projeto e fotografam", indicou.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:37, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sergey Vladimirovich Cherkasov.
Solicitação

STF manda governo Lula explicar demora para extraditar espião russo

Apontado em investigações da PF e do FBI como um oficial de alta patente do serviço de inteligência militar da Rússia, Tcherkasov viveu durante anos sob a identidade falsa de Victor Muller Ferreira.

Ministro do STF, Flávio Dino
Decisão

Dark Horse: Flávio Dino autoriza PF a acessar investigação sobre produtora

O caso ganhou repercussão após surgirem informações sobre o encaminhamento de emendas parlamentares ao Instituto Conhecer Brasil, entidade que possui ligação com a produtora responsável

Homem e criança.
Detido

Homem é preso após tentar vender o próprio filho de três anos por R$ 10 para comprar drogas

Pessoas que estavam na região teriam percebido a situação e contido o suspeito até a chegada dos policiais militares.

mais notícias

+

Newsletter