Alexande de Moraes e Fernando Dueire. Foto 1: TSE Foto 2: Waldemir Barreto/Agência Senado
Vereadores do Recife intensificaram, nesta semana, a pressão sobre o senador Fernando Dueire (MDB) para que ele declare apoio ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A movimentação acontece em meio à crescente articulação de parlamentares da oposição, que já conseguiram reunir 39 assinaturas, duas a menos que o mínimo necessário para que o pedido possa avançar no Senado.
Entre os que se manifestaram publicamente está o vereador do Recife Gielson Machado Filho (PL), que usou as redes sociais para cobrar posicionamento dos três senadores do estado.
“Cobre os senadores do seu estado que ainda não assinaram o pedido de impeachment de Moraes! Infelizmente temos dois senadores do PT que são a favor da ditadura da toga. Compartilhe! Ou nós paramos o Alexandre de Moraes, ou ele vai parar o Brasil”, escreveu.
Também nas redes sociais, o vereador Thiago Medina (PL) reforçou a cobrança e direcionou diretamente ao senador Fernando Dueire, único dos três representantes de Pernambuco que ainda não se posicionou oficialmente.
Os outros dois senadores do estado, Teresa Leitão e Humberto Costa, ambos do PT, aparecem como contrários ao processo.
A ofensiva contra o ministro do STF ganhou força após Moraes decretar prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por tentativa de golpe de Estado.
A medida provocou forte reação entre aliados do ex-presidente, que acusam Moraes de abusos e perseguição política.
O placar mais recente, disponível no site votossenadores.com.br, mostra que 39 senadores já apoiam o impeachment, 19 são contra e 23 permanecem indefinidos. Para que o pedido seja formalmente aceito, são necessárias 41 assinaturas.
No entanto, a decisão de abrir o processo cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Caso seja iniciado, o impeachment só será aprovado com ao menos 54 votos favoráveis entre os 81 senadores.
2
18:25, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+