Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alexandre de Moraes pode ser banido de redes sociais após sanções dos EUA

Lei Magnitsky proíbe empresas americanas de prestarem serviços a alvos de sanções, incluindo redes como Instagram, Facebook, X e YouTube.

Redação Portal de Prefeitura

31 de julho de 2025 às 12:02   - Atualizado às 12:10

Alexandre de Moraes e Redes Sociais

Alexandre de Moraes e Redes Sociais Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A aplicação da Lei Magnitsky pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pode ter impactos diretos no uso de redes sociais e plataformas digitais. As sanções anunciadas nesta quarta-feira (30) não apenas bloqueiam bens nos EUA e proíbem transações financeiras, mas também vedam que empresas americanas prestem qualquer serviço aos alvos da lista, o que inclui serviços tecnológicos e de comunicação.

Entre as plataformas que podem ser afetadas estão redes sociais amplamente utilizadas por autoridades e cidadãos brasileiros, como Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), YouTube, WhatsApp, além de serviços da Google, como Gmail, Drive e YouTube, e da Apple, como o iCloud.

De acordo com Clóvis Alberto Bertolini, doutor em Direito pela UFPR, as sanções da Lei Magnitsky se estendem a qualquer empresa de origem americana. “Isso também se aplica para plataformas digitais e redes sociais. Ou seja, essas empresas ficam impedidas de manter qualquer vínculo contratual com Moraes, incluindo hospedagem de perfis, envio de dados, monetização de conteúdo e até serviços de autenticação de segurança”, afirmou.

Banimento digital é possível?

Segundo especialistas consultados pelo g1, a medida pode ser considerada uma espécie de "pena de morte digital". Isso porque o bloqueio não depende da nacionalidade do usuário, mas sim da localização e jurisdição da empresa que presta o serviço.

Gustavo Ribeiro, professor de Direito na American University, lembra que a proibição se aplica a qualquer forma de prestação de serviço. “Mesmo algo simples, como manter um perfil em uma rede social americana, pode ser considerado descumprimento da sanção por parte da empresa. É por isso que muitas optam por encerrar esses vínculos de forma preventiva”, explica.

Veja Também

O que Moraes pode perder nas redes sociais?

Caso as plataformas acatem integralmente as sanções, Moraes pode:

  • Perder acesso às contas existentes nas redes sociais;

  • Ter seus perfis excluídos ou suspensos sem aviso prévio;

  • Ficar impedido de criar novas contas vinculadas a seus dados pessoais;

  • Não conseguir utilizar serviços como e-mail, armazenamento em nuvem e autenticação de dois fatores;

  • Ser impedido de monetizar conteúdo, caso atue em alguma rede com esse tipo de função.

  • Há precedentes?

    A aplicação da Lei Magnitsky já levou ao bloqueio digital de diversas figuras públicas acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos. Entre os afetados estão políticos da Rússia, China, Venezuela e Irã, que perderam acesso a plataformas globais de comunicação.

    Embora ainda não haja confirmação de que os perfis de Alexandre de Moraes serão retirados do ar, especialistas destacam que empresas como Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp) e X (antigo Twitter) tendem a seguir rigorosamente as determinações do Departamento do Tesouro dos EUA para evitar multas ou sanções secundárias.

    Da redação do Portal com informações do G1

    Mais Conteúdos

    Mais Conteúdos

    Mais Lidas

    Icone Localização

    Recife

    03:24, 07 Mar

    Imagem Clima

    26

    °c

    Fonte: OpenWeather

    Notícias Relacionadas

    TABATA AMARAL registra notícia-crime na Justiça por DEEPFAKE ELEITORAL com poses sensuais
    Polêmica

    Vídeo: "Conservadorismo é discurso para esconder safadeza", diz Tabata Amaral

    Segundo a parlamentar, parte da oposição utiliza a retórica conservadora para proteger políticos corruptos e interesses próprios.

    Clarissa Tércio questiona casamento de João Campos e Tabata Amaral.
    Declarações

    Clarissa Tércio rebate declaração de Tabata Amaral e cobra respeito aos conservadores e às igrejas

    Deputada federal criticou declarações de Tabata Amaral, apontando contradições políticas e reforçando identidade cristã e conservadora.

    Marília Arraes.
    Artigo

    Marília Arraes: forte candidata nas pesquisas, mas preterida nas chapas majoritárias para 2026

    A pré-candidata enfrenta resistência para compor chapas em Pernambuco devido à rejeição eleitoral e cálculos estratégicos.

    mais notícias

    +

    Newsletter