Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar para pastor envolvido nos atos do 8 de janeiro

A decisão do ministro, vai em contrapartida ao posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitava a permanência de Jorge em regime fechado.

Eduarda Queiroz

16 de abril de 2025 às 14:19   - Atualizado às 14:19

Alexandre de Moraes e pastor Jorge Luiz dos Santos.

Alexandre de Moraes e pastor Jorge Luiz dos Santos. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta terça-feira, 15 de abril, ao pastor Jorge Luiz dos Santos, condenado por participar dos atos do 8 de janeiro de 2023, o cumprimento de prisão domiciliar.

Jorge teve pena determinada de 16 anos e seis meses, e estava cumprindo regime fechado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O pastor foi preso pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União.

A decisão de Moraes, vai em contrapartida ao posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitava a permanência de Jorge em regime fechado. Com base nos relatórios médicos dele, a determinação foi feita. Mesmo com a PGR afirmando que o tratamento do pastor poderia ser realizado mesmo com ele preso.

De acordo com a defesa do homem, o pastor sofre de hipertensão grave e precisa de atendimentos médicos para controlar a pressão arterial. Relata ainda que “está com Sopro nível 6, o que faz com que sua pressão não seja controlada por medicamentos”.

Veja Também

Com a resolução, o ministro ordenou o uso de tornozeleira eletrônica, que não utilize redes sociais e nem faça declarações públicas, e ainda mantenha distância dos demais envolvidos nos atos antidemocráticos.

As visitas domiciliares serão restritas a advogados e familiares previamente autorizados, como irmãos, filhos e netos. Saídas por motivos de saúde deverão ser informadas com antecedência.

O líder da Oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que continuará cobrando do ministro Alexandre de Moraes a análise dos pedidos apresentados por parlamentares contrários ao governo sobre os presos dos atos de 8 de janeiro.

O grupo solicitou a concessão de prisão domiciliar para 20 envolvidos. Segundo Zucco, não houve tentativa de golpe, apenas depredação de patrimônio público, e os detidos já teriam cumprido pena excessiva. Ele reforçou que a luta agora é pela liberdade dos que ainda estão presos e pela anistia de todos que considera perseguidos ou exilados políticos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:16, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter