Pernambuco, 10 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Acusado de assédio moral, ex-secretário de Silvio Almeida é demitido pelo Governo

A exonaração acontece duas semanas após o ex-ministro dos Direitos Humanos também ser demitido sob a mesma acusação. Cláudio Augusto Vieira da Silva é alvo de 14 denúncias.

Isabella Lopes

19 de setembro de 2024 às 17:19   - Atualizado às 17:30

Acusado de assédio moral, governo demite ex-secretário de Silvio Almeida.

Acusado de assédio moral, governo demite ex-secretário de Silvio Almeida. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a exoneração do secretário da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, Cláudio Augusto Vieira da Silva, após denúncias de assédio moral. A demissão acontece duas semanas após o titular da pasta, Silvio Almeida, também ser demitido sob acusação de assédio. 

Pesam sobre Cláudio Augusto ao menos 14 denúncias de assédio moral. Entre as acusações, estão ameaças de exoneração de funcionários, desqualificação de subordinados a críticas às mulheres que estão em licença-maternidade.  

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Cláudio Augusto era um dos principais assessores de Silvio Almeida. As denúncias contra ele estavam arquivadas desde janeiro, mas foram reabertas sob gestão de Macaé Evaristo, substituta de Almeida nos Direitos Humanos

"O guia elaborado pela CGU apresenta 34 exemplos de condutas de assédio moral, das quais 14 práticas podem ser atribuídas, de maneira sistematizadas, ao comportamento do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudio Augusto Vieira da Silva, contra diversas pessoas que trabalham na SNDCA",  diz a denúncia dos servidores.

Segundo informações do PlenoNews, Macaé Evaristo analisa outros casos e não descarta novas demissões. 

Sobre as denúncias contra Silvio almeida 

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi denunciado à organização Me Too Brasil por supostos episódios de assédio sexual contra mulheres. O Me Too Brasil, que acolhe vítimas da violência, confirmou à coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles. A informação foi noticiada no início da noite desta quinta-feira, 5 de setembro.

A coluna contatou a organização após receber denúncias de suposta prática de assédio sexual por Silvio Almeida contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, além de outras mulheres. Anielle não quis comentar os relatos sobre o suposto assédio contra ela. Procurado, Almeida não respondeu à coluna.

Segundo o Me Too, as mulheres que denunciaram Silvio Almeida pediram anonimato. Indagado se uma destas denunciantes foi a ministra, o Me Too afirmou que não poderia confirmar para não expor supostas vítimas.

A coluna apurou com 14 pessoas, entre ministros, assessores do Governo Federal e amigos de Anielle Franco, como teriam ocorrido os supostos episódios de assédio a Anielle, que incluiriam toque nas pernas da ministra, beijos inapropriados ao cumprimentá-la, além de o próprio Silvio Almeida, supostamente, ter dito a Anielle expressões chulas, com conteúdo sexual. Todos os episódios teriam ocorrido no ano passado.

O assunto é de conhecimento de vários ministros do governo. A coluna procurou tanto Anielle quanto Silvio Almeida. Ambos não quiseram se pronunciar sobre o tema. O espaço segue aberto para manifestações.

À coluna, o Me Too afirmou que não compartilha as informações de vítimas sem o consentimento delas e da equipe técnica responsável pelo acolhimento.

 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:53, 10 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Primeira-dama Janja
Fracasso

Só um chefe de Estado comparece ao coquetel de Janja em Belém durante COP30

O evento, inicialmente programado para começar às 18h30, teve atraso e só começou efetivamente após as 20h30.

Nicolás Maduro.
Ditadura

Venezuela tem quase 900 presos políticos, alertam ONGs

Grande parte das detenções ocorreu após eleição de julho de 2024; maus-tratos e isolamento preocupam familiares.

Prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral
Prioridades

Cabo de Santo Agostinho, cidade mais violenta de PE, gasta mais em festa que em combate às drogas

Cidade mais violenta de Pernambuco destina R$ 2,5 milhões a evento de fim de ano, o dobro do previsto para políticas antidrogas em 2026.

mais notícias

+

Newsletter