Pernambuco, 24 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cidade aprova uso da Bíblia como material complementar em escolas públicas e privadas; veja onde

A norma autoriza a utilização de histórias bíblicas como recurso auxiliar no ensino de conteúdos culturais, históricos, geográficos e arqueológicos.

Ricardo Lélis

30 de maio de 2025 às 19:55   - Atualizado às 19:55

Bíblia

Bíblia Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte na quinta-feira, 29 de maio, a lei que permite o uso da Bíblia como material paradidático complementar em escolas públicas e privadas.

A norma autoriza a utilização de histórias bíblicas como recurso auxiliar no ensino de conteúdos culturais, históricos, geográficos e arqueológicos, vinculados a projetos pedagógicos.

Segundo o texto, a participação dos alunos nas atividades será facultativa e a lei garante o respeito à liberdade religiosa, conforme estabelece a Constituição Federal.

A proposta determina que o Poder Executivo defina os critérios e diretrizes para aplicação da medida, e que os custos da implementação ficarão a cargo de dotações orçamentárias específicas.

A lei foi sancionada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Juliano Lopes (Podemos), após o prefeito não se manifestar dentro do prazo previsto, o que permitiu a sanção automática por parte do Legislativo.

Aprovado em segundo turno no dia 8 de abril, o projeto recebeu 28 votos favoráveis, 8 contrários e 2 abstenções.

De autoria da vereadora Flávia Borja (DC), a iniciativa visa, segundo ela, abordar conteúdos de civilizações antigas, como Israel e Babilônia, além de explorar os gêneros literários da Bíblia, como crônica, poesia e parábola.

Durante a tramitação, vereadores contrários ao projeto argumentaram que a medida fere o princípio da laicidade do Estado.

Uma emenda apresentada pelo vereador Pedro Patrus (PT), que buscava impedir conotação religiosa no uso dos textos bíblicos, foi rejeitada por 25 votos a 13.

Proposta no Recife

O vereador do Recife, Alef Collins (PP), deu entrada em maio deste ano, na Câmara Municipal do Recife, em um Projeto de Lei n.º 144/2025 que propõe a inclusão da leitura bíblica como recurso paradidático nas escolas públicas e privadas do Recife.

A proposta visa reconhecer o valor histórico, cultural e educacional da Bíblia, sem ferir a liberdade religiosa garantida pela Constituição Federal. 

Conforme o texto da proposição, o objetivo é permitir que o conteúdo bíblico seja utilizado como ferramenta complementar em atividades escolares, sem qualquer obrigatoriedade de participação por parte dos alunos, respeitando suas crenças e convicções individuais.

O projeto destaca ainda que a Bíblia, além de ser uma obra religiosa, reúne aspectos históricos e filosóficos fundamentais para a formação cultural dos estudantes. 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:42, 24 Jun

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Pastor Silas Malafaia e Miguel Oliveira, pregador mirim.
Conversa

"Profeta" Miguel Oliveira busca diálogo com Malafaia: "Tenho ele como referência"

O adolescente demonstra admiração pelo pastor do ministério Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

Bispo evangélico, Edir Macedo.
Religião

Justiça determina que Igreja Universal devolva mais de R$ 50 mil a ex-fiel; saiba motivo

Decisão reconhece abuso emocional e expõe fragilidade de fiéis em situação psicossocial vulnerável.

Conferência ORE MAIS na igreja Verbo da Vida em Olinda
Igreja

Conferência Ore Mais promete dias de avivamento e transformação em Olinda-PE

Evento cristão, sediado na igreja Verbo da Vida Rio Doce, reunirá grandes nomes da fé para intensificar a vida de oração e comunhão com Deus.

mais notícias

+

Newsletter