Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura denuncia cobrança de precatórios do Fundef a advogados contratados pelo Simpere

Na fala, o vereador citou que os profissionais estão sendo encaminhados aos escritórios e induzidos a assinar termos prevendo o pagamento de 20% do valor a que têm direito.

Ricardo Lélis

15 de dezembro de 2025 às 21:52   - Atualizado às 21:52

Vereador Eduardo Moura.

Vereador Eduardo Moura. (Foto: Divulgação)

Durante a sessão plenária desta segunda-feira, 15 de dezembro, na Câmara Municipal do Recife, o vereador Eduardo Moura (NOVO) subiu à tribuna no pequeno expediente e fez pronunciamento sobre o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) destinados aos professores da rede municipal.

Moura afirmou que o SIMPERE tem indicado que professores procurem dois escritórios de advocacia particulares, contratados pelo próprio sindicato, para resolver o pagamento dos precatórios. Algo que deveria ser de responsabilidade da Prefeitura do Recife. 

Na fala do líder do NOVO na câmara, ele citou que os profissionais estão sendo encaminhados aos escritórios e induzidos a assinar termos prevendo o pagamento de 20% do valor a que têm direito.

“Isso fere uma decisão do próprio STF. A obrigação para fazer isso era da prefeitura. Eu achei estranho porque o sindicato contratou dois escritórios, e uma das pessoas do escritório é um cara chamado Josualdo Campos, por coincidência, esposo da deputada estadual, Dani Portela. Do mesmo lado e partido do pessoal do SIMPERE. Veja mesmo que coincidência”, questionou o parlamentar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Durante o pronunciamento, Eduardo Moura voltou a criticar a venda antecipada dos precatórios dos professores para o Banco Itaú com desconto de R$ 124 milhões.

Veja Também

Ele exibiu documentos, entre eles, um termo de cooperação técnica com o sindicato dos professores municipais, uma procuração colocando Jesualdo Campos

Advogados Associados como responsável pela questão dos precatórios e o chamado termo de adesão de rateio. Ao citar o conteúdo, Moura destacou um dos trechos:

“Comprometo-me a cumprir com minhas obrigações ao pagamento de 20% do valor recebido individualmente por mim. Tá aqui a falcatrua. É assim que essa galera que defendem vocês, professores, age. Recebendo vantagem por debaixo dos panos. É usando a categoria; sindicato nenhum presta”, concluiu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:25, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Projeto para implantação de uma praça e área de lazer no bairro de Afogados, no Recife.
Entrega

No Recife, Governo Raquel Lyra atende demanda histórica com construção de nova praça em Afogados

O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

mais notícias

+

Newsletter