Pernambuco, 21 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Por ordem da Justiça, Sítio Histórico de Olinda deve ter fios embutidos pela Neoenergia

A medida atende ao pedido formulado pelo Município em que denuncia os danos causados pela fiação exposta e desordenada.

Eduarda Queiroz

07 de abril de 2025 às 16:54   - Atualizado às 16:54

Sítio Histórico de Olinda.

Sítio Histórico de Olinda. Foto: Divulgação/Semanário

A Vara da Justiça de Olinda, determinou nesta segunda-feira, 7 de abril, que a Neoenergia Pernambuco revise toda a fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda e realize o embutimento da rede elétrica.

De acordo com o Sistema Judiciário, a atual situação dos fios expostos gera poluição visual, deixa os moradores e frequentadores da área suscetíveis à riscos de incêndio e até mesmo choque elétrico.

“Trata-se de um caso emblemático, que marca uma conquista fundamental para a cidade. A decisão reconhece a singularidade do Sítio Histórico de Olinda e impõe à concessionária a responsabilidade de adequar seus serviços à preservação desse patrimônio cultural reconhecido mundialmente”, destaca o procurador do Município, Paulo Maciel.

Em nota, a gestão afirma que a companhia elétrica deve apresentar e iniciar em 45 dias um plano de execução em toda a área conforme estabelecem as normas da localidade e os pareceres técnicos dos órgãos de preservação.

Além disso, a Justiça concedeu uma tutela de urgência, para que em até 10 dias sejam reparados os fios e postes da rede que ofecerem riscos à população.

“Assim que for formalmente comunicada da decisão, a empresa analisará o teor da sentença e tomará as medidas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente”, disse a Neoenergia em nota oficial.

Essa sentença atende ao pedido formulado pelo Município em ação civil pública que denuncia os danos causados pela fiação exposta e desordenada.

Segurança em Olinda

A Prefeitura de Olinda, informou que a segurança na orla da cidade ganhou um reforço com a adoção de patinetes elétricos que estão sendo utilizados pela Secretaria de Segurança Cidadã.

Além de ser 100% sustentável, os equipamentos ajudam na mobilidade dos agentes que monitoram a área que compõem as praias do Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. A medida, inédita na cidade, está sendo testada e poderá ser ampliada para outros pontos da cidade.

Os frequentadores da orla já estão se familiarizando com os veículos eletrificados, que fazem a patrulha com mais agilidade, circulando pelo calçadão e pela ciclovia, proporcionando maior agilidade. Atrelado ao uso dos patinetes, os servidores da Guarda Municipal utilizam os equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes, cotoveleiras e joelheiras.

 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:41, 21 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Mirella Almeida de Olinda
Educação

Prefeita Mirella prorroga concurso para professor de Olinda por mais dois anos

A medida, anunciada no Diário Amupe, edição de 20 de junho de 2025, garante à gestão municipal a possibilidade de seguir convocando os aprovados.

Prefeita de Olinda Mirella Almeida recebe troféu
Honraria

Prefeita Mirella Almeida recebe troféu Brites de Albuquerque

Esta foi a terceira edição da iniciativa, que aconteceu com o objetivo de destacar o protagonismo feminino na política pernambucana.

Câmara Municipal de Olinda vence ação na Justiça que tentava anular título de cidadão para Bolsonaro
Rejeitado

Câmara Municipal de Olinda vence ação na Justiça que tentava anular título de cidadão para Bolsonaro

O TJPE considerou que não houve ilegalidade no trâmite e que a matéria é de competência do Poder Legislativo.

mais notícias

+

Newsletter