A ação ocorre em meio ao aviso meteorológico de nível vermelho emitido pela APAC, que registrou acumulados significativos nas últimas 24 horas, como 184mm em Olinda.
Serviço da Cehab no Canal do Fragoso, em Olinda. (Fotos: Divulgação/ Cehab)
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) intensificou, nesta sexta-feira, 1° de maio, as operações emergenciais no Canal do Fragoso, com o objetivo de prevenir alagamentos e garantir o escoamento eficiente das águas pluviais.
A força-tarefa conta com uma operação de "front", com a presença da diretoria e da equipe técnica coordenando diretamente as intervenções.
A ação ocorre em meio ao aviso meteorológico de nível vermelho emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), que registrou acumulados significativos nas últimas 24 horas, como 184mm em Olinda.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Rodrigo Ribeiro, reforçou que as medidas emergenciais, como a abertura das ensecadeiras, foram fundamentais para aliviar a pressão hídrica no sistema.
"Já observamos uma queda significativa no nível do Canal do Fragoso nas últimas horas, o que comprova a eficácia da manobra. Quero tranquilizar os moradores: nossas equipes de plantão permanecem trabalhando durante a noite e a continuidade das obras segue garantida, conforme cronograma".
A mobilização integra o plano de contingência da Companhia para o período de quadra chuvosa. O diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira, acompanhou as intervenções em solo e reforçou o caráter operacional da ação:
"As intervenções no Canal do Fragoso seguem um cronograma de emergência para mitigar os efeitos das chuvas intensas. A força-tarefa atua diretamente na remoção de obstruções e no controle dos níveis do canal através de manobras técnicas de engenharia. Manteremos as equipes em regime de plantão e o monitoramento aéreo para direcionar os recursos de forma precisa onde houver necessidade."
A estratégia adotada foca em intervenções práticas e imediatas para otimizar o fluxo hídrico:
Limpeza Especializada: Equipes atuam na remoção de baronesas e detritos, concentrando os esforços nas proximidades da Pizzaria Atlântico.
Controle de vazão: Foi realizada a abertura controlada de 03 ensecadeiras para aumentar a capacidade de escoamento e reduzir o nível da água ao longo de toda a extensão da obra.
Esgotamento da Foz: Trabalhos concentrados no trecho da foz garantem que o volume de água seja drenado de forma célere.
A Cehab mobilizou um aparato robusto de equipamentos pesados e tecnologia de suporte:
Sob a orientação do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro e do diretor-presidente da Companhia, Paulo Lira, a operação está sendo executada com rigoroso acompanhamento da Superintendência da Diretoria de Obras de Infraestrutura, representada pelo superintendente Rodrigo Arcoverde, e pelo gestor da obra, Reinaldo Dutra.
Os serviços seguirão em formato de plantão até que a situação esteja controlada. Mais maquinários estão sendo direcionados para a localidade e as informações serão atualizadas conforme o monitoramento das condições climáticas.
2
4
06:05, 11 Set
26
°c
Fonte: OpenWeather
Suspeito de 51 anos é vizinho da vítima, de 22, e também teria feito abordagens com palavras de cunho sexual.
A visita permitiu verificar o andamento dos serviços, considerados fundamentais para reforçar a segurança de famílias que vivem em áreas de morro
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, nenhuma vítima precisou ser atendida durante a ocorrência. Após o trabalho das equipes, o incêndio foi controlado e o atendimento no local foi encerrado.
mais notícias
+