Rio Capibaribe transborda. Foto: Reprodução/Redes sociais.
O volume intenso de chuva que cai no Grande Recife nas últimas horas, levou a inundação do Rio Capibaribe e o extravasamento já atinge cidades do Recife, Camaragibe e São da Mata.
Segundo a Apac, o transbordamento é consequência do volume de água que é provocado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical, que mantém pancadas de chuva moderadas a fortes sobre o estado. A continuidade das precipitações mantém a elevação dos níveis dos rios e amplia o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas.
Vídeo do momento
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso hidrológico nesta sexta-feira, 1º de maio, informando que o Rio Jaboatão atingiu a cota de alerta, no trecho de Vila Natal, em Jaboatão dos Guararapes. A elevação do nível do rio ocorre em meio ao aumento das chuvas no estado, influenciadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical.
A orientação é que a população permaneça atenta diante da possibilidade de inundação. De acordo com o órgão, a situação segue em monitoramento em conjunto com a Defesa Civil, e o aviso pode ser atualizado a qualquer momento conforme as condições do rio.
Segundo o INMET, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma banda de nuvens que circunda a região equatorial, formada pelo encontro dos ventos alísios do hemisfério norte e sul. Principal causadora de chuvas no Norte/Nordeste brasileiro entre março e abril, traz instabilidade, temporais e ventos fortes, sendo crucial para a agricultura local.
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a sinais de risco, como rachaduras em muros e encostas, desníveis no solo e aumento no volume de água em áreas alagadas.
Em caso de perigo iminente, as famílias devem sair imediatamente do local e buscar abrigo seguro. O órgão reforça que todas as ligações são gratuitas e podem ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite.
2
3
4
15:34, 01 Mai
23
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com a Defesa Civil, moradores desalojados da Regional 1 devem se dirigir ao Senai, no Centro da Cidade.
Segundo a gestora, a tendência é que as precipitações avancem também para o interior.
O órgão também orienta que moradores de áreas de risco deixem suas residências e se dirijam a locais seguros.
mais notícias
+