Pernambuco, 23 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Professores do Cabo cobram diálogo sobre piso salarial e pedem mesa de negociação a Lula Cabral

Os docentes fizeram um apelo público à gestão municipal e ao secretário Isaltino Nascimento por diálogo sobre o reajuste do salário-base da categoria.

22 de maio de 2026 às 11:55   - Atualizado às 12:07

Professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho.

Professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho. Fotos: Portal de Prefeitura/ Reprodução

Os Professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho fizeram um apelo público ao prefeito Lula Cabral (PSD) e ao secretário Isaltino Nascimento por diálogo sobre o piso salarial da categoria. A manifestação aconteceu em Ponte dos Carvalhos e foi divulgada em vídeo gravado pela influenciadora Ely Lima (@lih_morena12).

Na gravação, os educadores cobram a abertura de negociação com a gestão municipal para discutir o reajuste do piso nacional do magistério, previsto em lei. Segundo os professores, a valorização da educação pública passa pelo reconhecimento e respeito aos profissionais que atuam diariamente em sala de aula.

“Lula, a gente simplesmente quer que você dialogue com o professor, abra a mesa de negociação que a gente já vem desde março entregando ofícios, tentando falar com você, com o secretário e a mesa tem sido adiada constantemente e quando tem apenas um diálogo simplesmente não tem acordo, não quer falar falar sobre o piso, mas o piso é direito nosso e o dinheiro está vindo”, disse uma das docentes. 

A mobilização reforça a pressão da categoria por avanços nas negociações e por uma solução consensual entre prefeitura e servidores da educação.

“A gente já sabe que a condição financeira da prefeitura permite que pague esse piso e a gente não quer greve. Então, dialogue com o professor”, completou.

Veja Também

Cobrança antiga

Em junho de 2025, os professores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, enfrentaram uma semana de greve no município, sem conseguir negociar com o prefeito Lula Cabral (SD). 

De acordo com o Sindicato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho (SINPC), o prefeito Lula Cabral ofereceu 3,5% de reajuste, o que está sendo considerado um desrespeito pela categoria. O SINPC exigiu um reajuste baseado na Lei do Piso Salarial, que seria de 6,27%, e também visou a valorização da categoria e a melhoria das condições de trabalho nas escolas.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:44, 23 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Incêndio em fábrica de fertilizantes no Recife.
Pernambuco

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife

Corpo de Bombeiros mobilizou seis viaturas para controlar as chamas, que ficaram concentradas em um equipamento da fábrica.

Incêndio em fábrica no Recife.
Situação

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife; veja vídeo

Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local e informou que as chamas ficaram restritas a um maquinário do empreendimento.

Matheus Martins e Nelma Carvalho.
Admissão

Prefeitura de Garanhuns empossa novos secretários de Assistência Social e Infraestrutura

Maria Nelma Carvalho e Matheus Martins assumem as secretarias com a proposta de dar continuidade às ações da gestão municipal.

mais notícias

+

Newsletter