Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ouvidoria da SDS colabora na prisão de dezenas de foragidos da Justiça devido a denúncias anônimas

A secretaria afirma que números positivos demonstram a importância da população em ajudar com este canal das forças de segurança no combate à criminalidade no estado de Pernambuco.

Eduarda Queiroz

20 de março de 2025 às 14:12   - Atualizado às 14:12

Ouvidoria da SDS.

Ouvidoria da SDS. Foto: Secom/Governo de Pernambuco

Importante canal de comunicação com a população pernambucana, a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) tem cumprido papel relevante entre a população e as forças de segurança do Estado.

O órgão tem contribuído diretamente para o combate ao crime, auxiliando as operativas policiais na solução de diversos casos.

Em menos de um ano, informações repassadas pela Ouvidoria resultaram em mais de 20 prisões, incluindo a captura de foragidos da Justiça e a resolução de crimes de grande repercussão.

Dentre os fatos mais recentes, destaca-se a prisão de dois feminicidas. Em Custódia, o acusado, que assassinou a esposa e as duas filhas adolescentes, foi denunciado à Ouvidoria por populares e entrou em confronto com a polícia no momento da prisão.

Outro caso de feminicídio solucionado, por meio de denúncia ao órgão, foi a prisão de um homem acusado de matar duas companheiras em 2009 e 2013. Ele foi encontrado em Camaragibe após passar oito anos foragido.

Também dois outros fugitivos da Justiça foram capturados, um deles suspeito de dois homicídios em Alagoas, sendo detido em Petrolina.

Veja Também

E uma mulher do Paraná que é acusada de tráfico de drogas e assalto a mão armada. Entre as prisões por homicídio, destaca-se um envolvido numa chacina.

A secretária de Defesa Social, em exercício, Dominique de Castro Oliveira, destacou a importância da Ouvidoria da SDS, no sentido de proporcionar mais agilidade e eficiência em resposta às demandas vindas de todo o Estado, bem como a autonomia do gestor.

“O nosso ouvidor é do quadro externo, não integra nenhuma das operativas e, por isso, tem mais autonomia de apurar os casos e trabalhar de maneira isenta e imparcial, sem interferências internas ou externas, pois não existe vínculo e nem subordinação”, esclareceu a secretária.

No quesito prisão por tráfico de drogas, pelo menos dez pessoas foram autuadas, sendo sete delas em flagrante. Na operação, os policiais encontraram 870 pedras de crack, além de maconha, cocaína, armas de fogo e munições.

Houve, ainda, a prisão de um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo e o cumprimento de quatro medidas protetivas relacionadas a casos de violência doméstica envolvendo ex-companheiras de policiais militares.

A atuação da Ouvidoria da SDS também permitiu a prisão de duas pessoas e a lavratura de seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por tráfico de animais silvestres.

Durante a ação, realizada em 2024, foram resgatadas 52 aves silvestres, que foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Os números positivos de prisões e capturas de foragidos da Justiça demonstram a importância da população em colaborar com este canal das forças de segurança no combate à criminalidade.

“Nesse processo de integração entre a Ouvidoria e as operativas das forças de segurança, os cidadãos pernambucanos são peça fundamental, ao repassarem informações verídicas. Todos os fatos reportados sempre são analisados e encaminhados para a autoridade responsável. E, tendo elementos suficientes, os casos são solucionados”, explicou o ouvidor da SDS, Diego Pernambuco, reforçando a garantia total do sigilo e anonimato.

“A população pode ficar tranquila, pois as ligações são gratuitas, não são gravadas, não têm identificação de chamada ou reconhecimento de voz”, garantiu o ouvidor. 

Além de denunciar qualquer tipo de crime, que será apurado pelo órgão policial competente, as informações também auxiliam no planejamento e na execução de diversas ações preventivas e repressivas.

E ainda é possível registrar reclamações, obter informações e fazer elogios, solicitações e sugestões para colaborar com as políticas públicas de segurança.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:54, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter