Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Clarissa Tércio critica voto de Moraes por manter ação contra Ramagem: 'Afronta à vontade popular'

Segundo a parlamentar pernambucana, o voto do ministro representa um desrespeito à decisão da maioria dos deputados.

Fernanda Diniz

09 de maio de 2025 às 15:18   - Atualizado às 15:19

Clarissa Tércio e Alexandre de Moraes.

Clarissa Tércio e Alexandre de Moraes. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) utilizou suas redes sociais para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por votar contra a decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Segundo a parlamentar pernambucana, o voto do ministro representa um desrespeito à decisão da maioria dos deputados.

"Quando 315 deputados votam pelo arquivamento de uma ação e o ministro Alexandre de Moraes simplesmente ignora essa decisão, o recado é claro: a independência do Congresso está em risco e a vontade de milhões de brasileiros está sendo desrespeitada. O que resta da nossa democracia?", escreveu Clarissa Tércio em suas redes sociais.

Clarissa Tércio ainda afirmou que o cenário seria uma "afronta aos milhões de brasileiros". 

"É um ataque direto à vontade popular e uma afronta aos milhões de brasileiros que confiaram seu voto a esses parlamentares", continuou. 

Veja Também

Entenda 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, votou nesta sexta-feira, 9 de maio, para reverter a decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação penal que tem como réus o deputado Alexandre Ramagem e o ex-presidente Jair Bolsonaro, ambos do PL, e outros seis aliados.

O julgamento da Primeira Turma do STF começou nesta sexta, no plenário virtual. Ainda irão votar os demais quatro ministros da Primeira Turma: Cármen Lúcia , Cristiano Zanin , Flávio Dino e Luiz Fux . O julgamento está programado para durar até terça-feira.

Moraes aponta que a decisão da Câmara tem que ser limitada ao deputado Ramagem e apenas aos crimes que ele cometeu após dezembro de 2022, data de sua diplomação. 

"Os requisitos do caráter personalíssimo (imunidade aplicável somente ao parlamentar) e temporal (crimes praticados após a diplomação), previstos no texto constitucional, são claros e expressos, no sentido da impossibilidade de aplicação dessa imunidade a corréus não parlamentares e a infrações penais praticadas antes da diplomação", considera Moraes.

Manobra na Câmara 

Na quarta-feira, 7 de maio, a Câmara dos Deputados, em sessão deliberativa extraordinária, resolveu suspender a ação penal contra Alexandre Ramagem, Bolsonaro e outros seis réus por tentativa de golpe de Estado. 

No mês passado, o Supremo enviou um ofício à Casa para informar que os deputados não poderiam suspender a íntegra do processo sobre a trama golpista contra o deputado.

A possibilidade de suspensão de processos contra deputados federais e senadores está prevista na Constituição. Conforme o Artigo 53, a Câmara e o Senado podem suspender uma ação penal contra um parlamentar.

No ofício enviado à Câmara, o STF disse que, apesar da permissão constitucional, somente os crimes que teriam sido cometidos por Ramagem após o mandato podem ser suspensos. O marco temporal é a diplomação, ocorrida em dezembro de 2022.

Segundo o Supremo, a suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Pelo entendimento, Ramagem deve continuar a responder pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Antes de ser eleito, Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foi acusado de usar a estrutura do órgão para espionar ilegalmente desafetos de Bolsonaro. O caso ficou conhecido como "Abin Paralela".

 

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:16, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

Chuva no Recife; alerta da Apac.
Atualizações

APAC divulga cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas em Pernambuco; veja lista

Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.

mais notícias

+

Newsletter