Pernambuco, 15 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Clarissa Tércio vota contra o aumento de deputados federais: 'precisamos de compromisso'

'O país não precisa de mais cargos e salários para o brasileiro pagar, precisa de seriedade, respeito à Constituição e pessoas verdadeiramente comprometidas em mudar o país', defendeu a parlamentar

Ricardo Lélis

07 de maio de 2025 às 12:09   - Atualizado às 12:09

Deputada federal Clarissa Tércio

Deputada federal Clarissa Tércio Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) utilizou as redes sociais nesta quarta-feira, 7 de maio, para divulgar que votou contra o projeto de lei que aumenta o número de parlamentares na Câmara Federal de 513 para 531.

"Votei contra o aumento no número de deputados porque o país não precisa de mais cargos e salários para o brasileiro pagar, precisa de seriedade, respeito à Constituição e pessoas verdadeiramente comprometidas em mudar o país", escreveu Clarissa.

Além da deputada, apenas outros três pernambucanos se posicionaram contra a proposta. Eles são: Coronel Meira (PL-PE), Mendonça Filho (União-PE) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entenda a proposta

O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.

O texto a ser enviado ao Senado é um substitutivo do relator, deputado Damião Feliciano (União-PB) para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, da deputada Dani Cunha (União-RJ). A proposta foi aprovada nesta terça-feira (6) no Plenário da Câmara.

A necessidade de rever a distribuição de cadeiras surgiu após decisão, em agosto de 2023, do Supremo Tribunal Federal (STF) ao acatar uma ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.

A corte deu prazo até 30 de junho para o Congresso aprovar a redistribuição de vagas de acordo com o Censo de 2022, sob pena de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizá-la.

O Pará argumentou que teria direito a mais quatro deputados desde 2010. A decisão do STF prevê a manutenção dos 513 deputados federais com redistribuição de 14 cadeiras, tomando como base a lei de 1993.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:33, 15 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra anuncia construção de hotel da Marriott no Complexo de Suape.
Empreendimento

Governadora Raquel Lyra anuncia construção de hotel da Marriott no Complexo de Suape

Com investimento de R$ 60 milhões, o empreendimento será o primeiro da bandeira City Express by Marriott no Brasil.

Lula e Camilo Santana.
Crise

Ministro da Educação não garante mais dinheiro para UFPE em 2025 após reitor anunciar cortes

Camilo Santana visitou nesta terça-feira (15) as obras do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), no Recife.

Governadora Raquel Lyra ao lado de policiais militares.
Levantamento

Pernambuco completa 14 meses seguidos de queda nos homicídios, diz SDS

A tendência de queda foi registrada em praticamente todas as regiões de Pernambuco, com destaque para a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.

mais notícias

+

Newsletter