Egape disponibiliza 3,3 mil vagas em 26 cursos gratuitos. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) anunciou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira, 23 de outubro, a abertura de 9.891 vagas para cursos técnicos nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). A oferta faz parte da ampliação das oportunidades de ensino profissional integrado ao ensino médio, em jornada integral.
De acordo com o documento, as vagas são voltadas a estudantes que desejam cursar o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em unidades distribuídas por todo o estado. O edital completo, com a lista de cursos disponíveis e os critérios de seleção, será divulgado nos próximos dias.
As inscrições terão início no dia 25 de outubro e seguirão até 7 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site www.educacao.pe.gov.br, conforme cronograma definido pela portaria. O processo será gratuito, e os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição dentro do prazo estabelecido.
O resultado final, após o período de análise de eventuais recursos, será publicado no dia 24 de novembro. Já o período de matrículas ocorrerá entre 11 e 17 de dezembro, também conforme o calendário divulgado pela Secretaria.
As Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) oferecem cursos que combinam a formação do ensino médio com o ensino técnico profissionalizante. Essa modalidade permite que os alunos saiam do ensino médio com uma qualificação profissional reconhecida, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho ou continuidade dos estudos em nível superior.
Os cursos são ofertados em tempo integral, e os estudantes têm acesso a disciplinas regulares e técnicas específicas da área escolhida, como informática, administração, enfermagem, logística, eletrônica, entre outras opções que serão detalhadas no edital oficial.
Durante o mês de novembro, a Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), está disponibilizando 6.3 mil vagas em 44 cursos, nas modalidades presencial e a distância (EaD).
Desse total, 378 vagas são para capacitações presenciais, 450 vagas EaD (ao vivo e com tutoria) e 5,5 mil vagas para cursos autoinstrucionais. Podem participar servidores públicos estaduais, municipais e a população em geral.
As inscrições já podem ser realizadas pelo site da Egape (www.egape.pe.gov.br). É uma excelente oportunidade para desenvolver novas habilidades e aprimorar conhecimentos.
De acordo com o diretor da Escola, Henrique Oliveira, “A Egape tem como missão ampliar o acesso à qualificação e fortalecer a cultura de aprendizagem contínua no serviço público. Estamos sempre buscando oferecer cursos que atendam às demandas atuais da gestão pública e contribuam para o desenvolvimento profissional dos servidores”, destacou.
Entre os cursos oferecidos em novembro, destacam-se “Liderança no Setor Público – Perspectivas Humanizadas e Adaptativas”, voltado para quem exerce ou pretende exercer funções de liderança no contexto público; “Sistema PE Integrado – Módulo de Contrato”, que ensina sobre o fluxo da solicitação de geração de contrato e a correta utilização do sistema PE-Integrado; e “Capacitação de Gestores dos Serviços Corporativos – Especialidade Energia”, que aborda o conceito de Mercado Livre de Energia Elétrica, a legislação aplicável (Resolução Aneel nº 1000/2021 e Homologatória nº 3.325/2024).
A EGAPE é ligada à Secretária de Administração do Estado (SAD) e tem o como principal objetivo coordenar e executar ações do Programa de Educação Corporativa, promovendo qualificações presenciais e à distância (EaD) voltadas para servidores estaduais e municipais, empregados públicos de órgãos e entidades da administração direta e indireta, além do público em geral.
Os interessados em participar dos cursos podem se inscrever pelo site da escola (www.egape.pe.gov.br) ou obter mais informações pelos telefones (81) 3183-8025 (Coordenação Pedagógica) e (81) 3183.8065 (cursos EAD).
3
07:43, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+