Fachada do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Foto: Reprodução
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) anunciou, nesta terça-feira, 7 de outubro, a suspensão temporária do seu concurso público, após o certame ser citado em investigações da Polícia Federal (PF) que apuram uma suposta rede de fraudes em concursos realizados em todo o país.
Em nota oficial, o Tribunal informou que todas as etapas do concurso estão suspensas até a conclusão das apurações. A instituição destacou que, como órgão de controle externo, tem o dever de zelar pela legalidade e transparência nas admissões do serviço público.
Segundo informações da Polícia Federal, uma das candidatas investigadas não apenas foi aprovada no concurso do TCE-PE, como também aparece entre os aprovados em pelo menos outros 13 processos seletivos recentes.
Ainda de acordo com as investigações, a suspeita possui formações em cursos de alta complexidade, como Medicina e Direito, e um histórico de aprovações em diferentes órgãos públicos, entre eles, uma instituição federal de ensino e o cargo de auditor-fiscal do trabalho pelo Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024.
Diante dos fatos revelados por inquérito da Polícia Federal (PF) e veiculados na imprensa sobre fraudes em concursos públicos em nível nacional e estadual, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informam que já estão tomando todas as providências cabíveis junto às autoridades policiais e judiciárias para proteger a integridade do certame.
O TCE-PE, como instituição de controle externo que tem o dever constitucional de zelar pela regularidade das admissões de pessoal da gestão pública, será intransigente na defesa da lei, da meritocracia e do interesse público, quaisquer que sejam as medidas jurídicas que o caso exija.
Até que todos os fatos estejam devidamente esclarecidos, ficam suspensos todos os atos pertinentes ao concurso.
3
15:49, 14 Nov
30
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades contemplam profissionais de vários níveis de formação e áreas estratégicas.
As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente de 17 a 26 de novembro de 2025.
A decisão foi publicada no Diário da Cepe, por meio das Secretarias de Administração (SAD) e Educação (SEE), e estende a validade do certame.
mais notícias
+