Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Concursos da PCPE, Banco do Brasil, Caixa, CPNU 2024 e UFPB foram alvos de fraude

A Polícia Federal cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva na Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Gabriel Alves

02 de outubro de 2025 às 09:17   - Atualizado às 09:18

Sede da Polícia Civil em Pernambuco.

Sede da Polícia Civil em Pernambuco. Foto: PCPE/Divulgação

Fraudes em concursos da Polícia Civil de Pernambuco e de Alagoas, no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, além de seleções da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, estão entre as irregularidades apuradas pela Polícia Federal na Operação Última Fase, deflagrada nesta quinta-feira, 2 de outubro.

A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar certames públicos.

De acordo com a PF, que contou com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, incluindo afastamento de cargos públicos e sequestro de bens, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As medidas também tiveram participação do Ministério Público Federal na Paraíba.

Segundo as investigações, os candidatos beneficiados foram eliminados dos processos seletivos e afastados das funções públicas que já exerciam. Eles poderão responder por crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

Da redação do Portal com informações da Polícia Federal.

Veja Também

Fraude no Banco do Brasil

O Banco do Brasil foi condenado a pagar R$ 300 mil por dano moral coletivo, após ficar comprovado que utilizava estagiários de forma irregular em suas agências de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, segundo aponta matéria do Diario de Pernambuco.

Ainda de acordo com o Diario, sentença foi dada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) e confirmada, por unanimidade, pela Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

De acordo com as apurações, o banco direcionava estagiários de níveis superior, médio e técnico para a realização de tarefas administrativas, como arquivamento de documentos, cópias, digitalização e atualização de planilhas. Essas atividades, segundo a Justiça, não tinham ligação com a formação acadêmica dos jovens e serviam como forma de substituir empregados contratados, reduzindo custos para a instituição.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi responsável pela ação, a partir de inquéritos que coletaram depoimentos e documentos junto ao banco, universidades, agências de estágio e conselhos profissionais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:27, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Relatório que envolvia Lulinha e ex-ministros de Lula e Bolsonaro é rejeitado pela CPMI do INSS
Vídeo

PF pede abertura de terceiro inquérito contra Lulinha por suspeita de tráfico de influência

A nova investigação apura suspeitas de possíveis favorecimentos a empresas parceiras dele dentro do governo federal.

Ex-líder do governo Jaques Wagner e ex-sócio do Banco Master, Augusto Ferreira Lima.
Investigação

Relatório da PF aponta 74 ligações entre Jaques Wagner e ex-sócio do Banco Master

O documento indica que senador e empresário conversaram por mais de cinco horas entre novembro de 2023 e maio de 2025.

Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Justiça

André Mendonça autoriza inquérito sobre repasses de Daniel Vorcaro ao filme 'Dark Horse'

Investigação da Polícia Federal vai apurar recursos destinados à produção do filme do ex-presidente e suposto envio de dinheiro para Eduardo Bolsonaro.

mais notícias

+

Newsletter