Pernambuco, 15 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: Banco do Brasil é condenado a pagar R$ 300 mil por fraude em estágio de agências

As atividades, segundo a Justiça de Pernambuco, não tinham ligação com a formação acadêmica dos jovens.

Gabriel Alves

26 de setembro de 2025 às 13:58   - Atualizado às 13:58

Agência do Banco do Brasil, em Pernambuco.

Agência do Banco do Brasil, em Pernambuco. Foto: Reprodução/Google Street View

O Banco do Brasil foi condenado a pagar R$ 300 mil por dano moral coletivo, após ficar comprovado que utilizava estagiários de forma irregular em suas agências de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, segundo aponta matéria do Diario de Pernambuco.

Ainda de acordo com o Diario, sentença foi dada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) e confirmada, por unanimidade, pela Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

De acordo com as apurações, o banco direcionava estagiários de níveis superior, médio e técnico para a realização de tarefas administrativas, como arquivamento de documentos, cópias, digitalização e atualização de planilhas. Essas atividades, segundo a Justiça, não tinham ligação com a formação acadêmica dos jovens e serviam como forma de substituir empregados contratados, reduzindo custos para a instituição.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi responsável pela ação, a partir de inquéritos que coletaram depoimentos e documentos junto ao banco, universidades, agências de estágio e conselhos profissionais.

O Banco do Brasil chegou a recorrer, alegando que não houve prejuízo coletivo e que o valor da indenização era desproporcional. O relator do processo no TST, ministro Alexandre Ramos, rejeitou os argumentos, sustentando que a condenação estava embasada em provas consistentes. Para ele, a indenização é compatível com o porte econômico do banco e cumpre função pedagógica, ao desestimular novas práticas semelhantes.

Veja Também

Da redação do Portal com informações do Diario de Pernmabuco.

Banco prevê crescimento

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira, 25 de setembro, a projeção de crescimento de 1,5% para o Produto Interno Bruto (PIB - soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade) em 2026.

A instituição também revisou a projeção para 2025, passando de um crescimento de 2,1% para 2% ao final deste ano. Os dados fazem parte do Relatório de Política Monetária referente ao terceiro trimestre de 2025.

O relatório apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e avalia a evolução recente e as perspectivas da economia, especialmente as projeções de inflação.

O BC afirma que mantém a expectativa de continuidade da moderada atividade econômica ao longo do segundo semestre de 2025 e que essa tendência deve se estender para 2026.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:13, 15 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Professor Lupércio durante agenda no bairro de Sapucaia, em Olinda.
Agenda

Professor Lupércio visita Sapucaia e relembra pavimentação de mais de 90 ruas em sua gestão

Candidato a deputado estadual visitou moradores de Sapucaia e relembrou obras realizadas durante sua gestão como prefeito de Olinda.

Governo de Pernambuco entrega 26 próteses oculares.
Iniciativa

Governo de Pernambuco retoma entrega de próteses oculares pelo SUS após 10 anos

Segundo a secretária de Saúde, a retomada representa uma medida voltada não apenas à recuperação da aparência, mas também à autoestima e à qualidade de vida de pessoas

Pastor Júnior Tércio, Flávio Bolsonaro e Clarissa Tércio.
Chamado

Clarissa Tércio e Pastor Júnior Tércio convocam apoiadores para receber Flávio Bolsonaro no Recife na quarta (16)

O evento começa às 16h22, no Marco Zero, ponto histórico e simbólico da capital pernambucana, e segue em caminhada pelas ruas do Centro Histórico até o Cais da Alfandega.

mais notícias

+

Newsletter