Fachada da Prefeitura de Araripina. Foto: Reprodução
A Prefeitura Municipal de Araripina, em Pernambuco, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 26 de maio, anunciou importantes mudanças nos concursos públicos da cidade, segundo o site Jaula Cursos.
Durante o evento, foi anunciado o lançamento de um novo concurso público para o cargo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, um movimento que visa reforçar o quadro de profissionais da educação no município.
De acordo com o site Jaula Cursos, além disso, a coletiva também abordou a homologação dos concursos realizados nos anos de 2023 e 2024. Esses certames, que foram alvos de controvérsias e intervenções por parte dos órgãos de controle, passarão por ajustes significativos.
A principal medida será a revogação da homologação anterior, com explicações sobre os ajustes necessários na lista de aprovados, caso sejam identificados erros, e a posterior nova homologação. Essa medida segue a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que apontou irregularidades como a aplicação incorreta de critérios de pontuação e análise inadequada dos títulos.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) também se envolveu no processo, decidindo arquivar a medida cautelar que suspendeu o concurso, mas determinando uma auditoria especial para avaliar o certame com mais profundidade. O TCE considerou que, apesar das denúncias, os editais atendem aos critérios legais, e que a continuidade do concurso é essencial para a seleção de profissionais.
Além das correções nos concursos anteriores, a Prefeitura de Araripina prepara o lançamento de um novo edital específico para professores dos anos iniciais, com expectativas de alinhamento com a Prova Nacional Docente. Caso seja adotada a prova nacional, a previsão é que as provas ocorram em novembro de 2025.
Para saber mais sobre este concursos e notícias sobre concurso público, processo seletivo ou vagas de emprego acesse o site www.portaldeprefeitura.com.br/oportunidades.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do site Jaula Cursos
2
02:39, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+