Concurso para Guarda Municipal. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Teresina, capital do estado do Piauí, anunciou a abertura de um concurso público que visa preencher 100 vagas imediatas para o cargo de Guarda Municipal, além de formar cadastro reserva.
O certame também abre a possibilidade de candidaturas específicas para diferentes perfis, como os que se enquadram nas cotas de acesso, incluindo pessoas com deficiência (PCD).
Para se candidatar ao cargo, os interessados nas oportunidades devem atender a uma série de requisitos, sendo o principal deles a conclusão do ensino médio. Outros pré-requisitos, como a idade mínima de 18 anos, também são necessários para participação no processo.
Os aprovados no concurso irão ingressar no funcionalismo público municipal com uma carga horária de 40 horas semanais e uma remuneração inicial de R$ 2.115,82. Aos valores de vencimento se adicionam 15% de Adicional Plantão e 25% de Risco de Vida.
As inscrições para o concurso estarão abertas entre os dias 22 de outubro e 22 de novembro de 2024 e devem ser realizadas por meio do site da Fundação Universidade de Administração Técnica (Funatec), responsável pela organização do certame.
A taxa de inscrição foi fixada em R$ 125,00, sendo que os candidatos que se encaixarem nos critérios de isenção poderão solicitar a dispensa do pagamento entre 22 de outubro e 1º de novembro.
O processo seletivo será dividido em diversas etapas, começando com a aplicação de provas objetivas e discursivas no dia 15 de dezembro de 2024.
Os candidatos ainda passarão por avaliações médicas e odontológicas, exames toxicológicos, avaliações de capacidades físicas, testes psicológicos e uma investigação social, que terá o objetivo de verificar a idoneidade moral dos candidatos. Além disso, os aprovados deverão participar de um curso de formação profissional, que visa preparar os futuros guardas para os desafios da função.
O conteúdo programático das provas incluirá tanto conhecimentos básicos quanto específicos, adequados às demandas do cargo de Guarda Municipal. O concurso público, após a homologação do resultado final, terá validade de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período, conforme a necessidade da administração pública.
3
08:07, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+