Cada candidato pode se inscrever para apenas uma área e precisa ter licenciatura na área de interesse, além de especialização em qualquer campo do conhecimento.
IFPA. Foto: Reprodução
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) abre inscrições para concurso público voltado à contratação de professores do ensino superior. A nova etapa permite que interessados se inscrevam entre os dias 1º e 6 de agosto de 2025, diretamente no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pela organização da seleção.
A taxa de inscrição custa R$ 130, e o pedido de isenção da taxa pode ser feito até 4 de agosto, também pela internet. O concurso oferece 180 vagas distribuídas em diversas áreas do conhecimento e tem como objetivo reforçar o quadro docente dos campi do IFPA.
As vagas contemplam áreas acadêmicas variadas, incluindo ciências humanas, exatas e aplicadas. Os candidatos podem se inscrever nas seguintes especialidades:
Administração (10 Vagas); Arquitetura (1 Vaga); Artes (11 Vagas); Biologia (10 Vagas); Economia (1 Vaga); Educação Do Campo (14 Vagas); Educação Física (14 Vagas); Engenharia Civil (10 Vagas); Engenharia Mecânica (1 Vaga); Estatística (14 Vagas); Filosofia (10 Vagas); Física (3 Vagas); Geografia (3 Vagas); História (14 Vagas); Informática (5 Vagas); Letras / Espanhol (14 Vagas); Letras / Inglês (3 Vagas); Letras / Português (3 Vagas); Matemática (5 Vagas); Pedagogia (14 Vagas); Química (6 Vagas); Sociologia (14 Vagas).
Cada candidato pode se inscrever para apenas uma área e precisa ter licenciatura na área de interesse, além de especialização em qualquer campo do conhecimento.
Os aprovados no concurso público vão ocupar cargos de professor de ensino superior com regime de 40 horas semanais. A remuneração inicial será de R$ 6.180,86, já incluindo benefícios previstos para a carreira docente federal. O salário torna a oportunidade atrativa para profissionais da educação em todo o país.
O processo seletivo do IFPA inclui três etapas principais:
Essas etapas buscam garantir que os novos docentes tenham preparo acadêmico e didático para atuar nas instituições federais de ensino do estado.
2
18:50, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
mais notícias
+