Fachada do INSS com tarja de concurso. Foto: Reprodução
O resultado final do concurso para o cargo de perito médico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi oficialmente divulgado nesta segunda-feira, 23 de junho.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, já homologou a seleção, o que permite que o governo federal comece a chamar os candidatos aprovados para ocupar as vagas.
A publicação com as notas finais saiu no Diário Oficial da União nesta manhã. Os candidatos também podem conferir o resultado no site da banca organizadora, o Cebraspe, responsável por todo o processo seletivo.
A divulgação marca o encerramento da etapa de avaliação e o início do prazo de validade da seleção pública, que será de dois anos a partir da homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período, ou seja, até junho de 2029, caso o governo decida estender o prazo.
Com a homologação do concurso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) passa a ter autorização para iniciar o processo de nomeação dos aprovados.
O certame do Ministério da Previdência Social ofertou 250 vagas imediatas para o cargo de perito médico. O concurso recebeu milhares de inscrições, refletindo a alta procura por estabilidade e salários competitivos na esfera federal. O cargo exige formação superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional da categoria.
O concurso para perito médico é um dos mais aguardados entre os profissionais da saúde que desejam ingressar no serviço público federal.
Os aprovados atuarão em diversas agências da Previdência espalhadas pelo país, especialmente em regiões onde há déficit de atendimento pericial.
A nomeação desses profissionais é considerada estratégica para melhorar o tempo de análise de benefícios por incapacidade e outras demandas que dependem de avaliação médica oficial.
O edital do concurso, publicado em 2024, previa provas objetivas com questões de conhecimentos específicos e básicos, além de avaliação de títulos. O processo foi conduzido em todas as regiões do país, o que permitiu uma ampla participação de candidatos de diferentes estados.
2
3
01:27, 12 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
A proposta, que recebeu o parecer favorável do relator deputado Stélio Dener (Republicanos-RR), segue agora para análise do Senado Federal.
Os editais dos certames devem ser publicados dentro de um prazo de até seis meses, contado a partir da publicação da autorização.
As vagas abrangem zonas urbanas e rurais, conforme a divisão das equipes de saúde local.
mais notícias
+