Detran de Pernambuco Foto: Reprodução/Internet
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, solicitou a autorização para realização de um novo Concurso Público. O ofício foi encaminhado à Secretária de Administração do Estado de Pernambuco, pelo presidente do órgão, Roberto Fontelles.
A justificativa do pedido no documento, foi devido ao aumento populacional e da frota de veículos, além da queda do efetivo por exonerações, falecimentos e/ou aposentadorias. Segundo o site Estratégia Concursos, e um levantamento que realizaram, 389 cargos do Detran PE estão disponíveis.
É importante destacar que, conforme a legislação vigente, o número de cargos previstos para as funções de Analista de Trânsito, Assistente de Trânsito e Auxiliar de Trânsito é de 1.753 servidores.
Atualmente, 1.364 desses cargos estão ocupados, resultando em 387 vagas disponíveis. Destas, 257 vagas são destinadas exclusivamente ao cargo de Assistente de Trânsito, para candidatos de nível médio. Abaixo, você pode conferir os dados completos fornecidos pelo Detran PE.
A quantidade de vagas disponíveis é resultado de aposentadorias e possíveis exonerações de servidores. Em 2018, os gastos com servidores ativos no órgão somaram 90 milhões, enquanto em 2019 esse valor caiu para 30 milhões, o que representa uma redução significativa em apenas um ano.
Adicionalmente, conforme informações do Portal da Transparência, a tabela de Cessão, atualizada em 27 de março de 2019, revela que 125 servidores de outros órgãos foram cedidos ao Detran de Pernambuco.
O último concurso do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran PE) foi realizado em 2010, com a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB como organizadora. Inicialmente com validade até 2012, o prazo foi prorrogado até 2014.
Foram oferecidas 100 vagas para níveis superior e médio/técnico, com salários variando de R$ 1.138,00 (nível médio) a R$ 2.210,32 (nível superior), ambos com carga de 30 horas semanais. As vagas foram distribuídas entre diversos cargos, incluindo Analista de Trânsito, Orientador Educacional, Engenheiro de Trânsito e Agente de Trânsito, com a maioria das vagas para o cargo de Assistente de Trânsito (50 vagas).
A seleção consistiu em uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, e foi de caráter eliminatório e classificatório.
Para saber mais sobre este concurso e notícias sobre concurso público, processo seletivo ou vagas de emprego acesse o site www.portaldeprefeitura.com.br/oportunidades.
2
17:55, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
O prefeito confirmou a informação durante reunião realizada na quinta-feira, 12 de fevereiro, na Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE).
mais notícias
+