Concurso da Marinha. Foto: Reprodução/Internet
O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) está com inscrições abertas até esta quarta-feira, dia 30 de julho, para o Concurso Público que seleciona candidatos ao Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA), com ingresso previsto para 2025.
A oportunidade é voltada para homens e mulheres com formação técnica de nível médio, interessados em atuar na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares da Marinha do Brasil.
Ao todo, a seleção oferece 10 vagas, sendo oito destinadas ao público masculino e duas ao público feminino. Para os homens, há opções nas áreas de Eletroeletrônica, com foco em sistemas de controle e eletricidade (2 vagas), e Mecânica, voltada para sistemas de máquinas, propulsão e motores (6 vagas). Já para as mulheres, a Marinha disponibiliza uma vaga em Eletroeletrônica e outra em Mecânica, ambas com atuação na área de motores e sistemas elétricos.
Os aprovados no concurso iniciarão o Curso de Formação de Sargentos do QTPA (C-FSG), que é gratuito e será realizado pela própria Marinha. Durante a fase de formação, os candidatos matriculados terão direito a uma remuneração bruta mensal de R$ 1.414,82, além de benefícios como alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica.
A formação é voltada para preparar os futuros praças da Armada para atividades técnicas especializadas, especialmente em setores estratégicos como submarinos e instalações nucleares. A qualificação tem papel essencial para garantir a operação segura e eficiente dos equipamentos navais de alta complexidade.
Para se candidatar ao processo seletivo, é necessário atender a critérios básicos definidos pelo edital. O interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter entre 18 e 25 anos até o primeiro dia do mês de janeiro de 2025, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir altura entre 1,54m e 2m, além de ter concluído, ou estar em fase de conclusão, o curso técnico de nível médio correspondente à área escolhida.
Os candidatos também devem estar aptos fisicamente e mentalmente, conforme exigências da Marinha, que realiza inspeções de saúde e avaliações psicológicas durante as etapas do concurso.
O processo seletivo contará com várias fases eliminatórias, que visam garantir o alto nível técnico e a aptidão dos candidatos. As etapas incluem prova escrita objetiva, redação, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, heteroidentificação (para candidatos que concorrem por cotas) e análise documental.
A aplicação da prova objetiva e da redação está prevista para o dia 14 de setembro de 2025. O conteúdo programático está detalhado no edital, com temas específicos para as áreas de Eletroeletrônica e Mecânica.
Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site oficial da Marinha, até as 23h59 desta quarta-feira, 30 de julho, respeitando o horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 80,00. Candidatos que se enquadram nos critérios previstos em edital já puderam solicitar isenção entre os dias 9 e 15 de julho.
2
20:42, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+