Concurso do TSE. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O Tribunal Superior Eleitoral publicou, na quinta-feira, 12 de fevereiro, a Portaria nº 68/2026 que autoriza a nomeação de 398 candidatos aprovados em concursos da Justiça Eleitoral. A medida contempla o próprio TSE e todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Do total de vagas autorizadas, 247 são destinadas ao cargo de técnico judiciário e 151 ao cargo de analista judiciário. Entre os tribunais com maior quantitativo de provimentos autorizados, destacam-se o TRE de São Paulo, com 59 nomeações, o TRE de Minas Gerais, com 50, e o TRE do Rio de Janeiro, com 39.
No TSE, a portaria permite o preenchimento de 18 cargos, sendo dez de técnico e oito de analista. Os demais provimentos se distribuem entre os TREs de todos os estados e do Distrito Federal, conforme detalhado no ato publicado.
A portaria estabelece que cada tribunal poderá realizar os procedimentos para nomeação ao longo de 2026, conforme disponibilidade orçamentária prevista na Lei Orçamentária Anual. A ocupação das vagas poderá ocorrer em casos de exoneração, aposentadoria, falecimento, posse em outro cargo inacumulável e outras situações administrativas previstas na norma.
A autorização beneficia principalmente o concurso TSE Unificado, cujo edital foi publicado em 2024. A seleção ofereceu 412 vagas imediatas mais cadastro reserva para técnico e analista judiciário.
O concurso registrou 637.628 inscritos. Desse total, 305.750 candidatos não compareceram às provas aplicadas em dezembro, o que representou 47,95% de faltosos. Para ingressar nas carreiras, o candidato precisou comprovar nível superior completo. A remuneração inicial pode chegar a R$ 16.637,08, considerando vencimento básico e auxílio-alimentação.
A Justiça Federal determinou que a União ajuste futuras nomeações para garantir o cumprimento correto das regras de reserva de vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência.
A decisão atendeu pedido do Ministério Público Federal, que apontou falhas na aplicação das cotas. O Judiciário determinou compensação nas próximas convocações, sem prejuízo aos candidatos aprovados pela ampla concorrência.
2
3
4
18:05, 17 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
O edital prevê isenção para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea. O pagamento poderá ser realizado até 9 de abril.
A seleção oferece oportunidades para candidatos que possuam o ensino médio completo.
A oportunidade abrange diversos instrumentos musicais, como flautim, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardão, tímpanos e percussão, entre outros.
mais notícias
+